Nesta quinta-feira, 3, é celebrado o dia de Corpus Christi, data importante no calendário católico. Todos os anos, a data é comemorada com missa na Igreja Matriz São Sebastião Mártir e, conforme o pároco da Paróquia São Sebastião Mártir, padre Rodrigo Hillesheim, neste dia, os líderes da igreja são convidados a sair pelas ruas da cidade com a hóstia para abençoar a todos. Em função dos protocolos de proteção contra a Covid-19, Hillesheim destaca que a procissão não reunirá muitas pessoas e seguirá até três pontos da cidade, chamados de três altares, que serão montados nesta semana.
O primeiro ponto será o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), momento em que as orações estarão voltadas para doentes e profissionais da saúde. “O hospital será a representação de todas as instituições de saúde de Venâncio Aires, principalmente neste período de enfrentamento à Covid-19”, afirma. O segundo lugar a receber a oração no dia de Corpus Christi será o Colégio Bom Jesus, representando a rede educacional do município, focando as orações em todos os alunos, professores e escolas da cidade. Já a terceira parada será na Prefeitura de Venâncio Aires, que evidencia o poder público, então o momento focará as orações em todos os governantes da Capital Nacional do Chimarrão.
Hillesheim salienta que todos os cuidados de prevenção continuarão a ser tomados durante a missa, que terá distanciamento de pessoas, uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel. Com limite de capacidade interna, o padre lembra que a entrada dos fiéis é determinada pela ordem de chegada. Todas as ações realizadas neste dia foram aprovadas pela equipe de fiscalização e posturas da Prefeitura.
Tradicionais tapetes
Em 2020, por consequência do grave momento de transmissão do vírus da Covid-19, os tradicionais tapetes confeccionados no dia de Corpus Christi não foram feitos. Em substituição a eles, foram feitos cartazes pelos jovens da Paróquia e espalhados pela Igreja Matriz.
Neste ano, a confecção dos tapetes será retomada. Segundo Hillesheim, os jovens da Paróquia farão este trabalho em quantidade reduzida de pessoas, em torno de 40. “Em outros anos, já somamos mais de 60 pessoas, mas tivemos que reduzir para conseguir manter a tradição com todos os cuidados”, explica.
Os tapetes serão montados na parte interna da igreja, mas a intenção, conforme Hillesheim, também é de fazer a confecção na área externa. “Isso ainda será avaliado”, completa. A confecção irá iniciar na quarta-feira, 2, à tardinha, e seguirá na madrugada da quinta-feira, 3. O padre destaca que a Paróquia está aceitando doações de todos os tipos de flores para contribuir na montagem dos tapetes de Corpus Christi. Os interessados em fazer alguma doação, podem levar as flores na quarta à tarde até a Igreja Matriz.
Cronograma na quinta-feira, 3
• 8h30min: Missa de Corpus Christi na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, com transmissão on-line pela página da Paróquia São Sebastião Mártir no Facebook.
• Logo após, haverá paradas com momentos de oração em três altares que serão montados na cidade: no Hospital ão Sebastião Mártir (HSSM), no Colégio Bom Jesus e na Prefeitura Municipal de Venâncio Aires.
Doações de alimentos
• As pessoas que comparecerem na missa de Corpus Christi são convidadas a doar alimentos não perecíveis que serão destinados para o Centro Promocional João XXIII. Hillesheim salienta que quem não conseguir comparecer para realizar a doação, poderá levar os alimentos até a secretaria da Paróquia durante a semana. “É importante este momento de partilha e caridade”, observa.
O sentido da data
1 O pároco da Paróquia São Sebastião Mártir, padre Rodrigo Hillesheim, explica que Corpus Christi é uma festa, que foi instituída no século XIII, em 1264, pelo Papa Urbano IV, devido a dois principais fatos.
2 Um deles foi por consequência de visões particulares de Jesus Cristo, que teve o desejo de instituir a data no calendário litúrgico e a Santa Juliana, de origem belga, recebeu esse desejo de Jesus.
3 Outro fator importante foi o milagre eucarístico na presença de Deus, que ocasionou a transformação do pão e do vinho. Segundo Hillesheim, o Papa Urbano IV tinha muitas dúvidas acerca das missas, mas, mesmo assim, compareceu a uma delas.
4 Pegou a hóstia nas mãos e, neste momento, escorreu sangue do símbolo religioso, manchando todo o altar. A partir de então, o dia de Corpus Christi é considerado um momento de festa da igreja para exaltar o momento de eucaristia, com a presença real de Jesus.