Integrantes de cavalgada do CPF Terra de Um Povo
Integrantes de cavalgada do CPF Terra de Um Povo (Créditos: Fotos Divulgação)

O Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo foi fundado em 9 de janeiro de 1999 por um grupo de tradicionalistas, entre eles Jurandi Piegas Araújo, Liliane Pappen, Eva Malheiros, Sevilha Schneider, José Arlei Severo da Silva – primeiro patrão e atual vice-patrão –, Liria Giehl da Silva e Nilo Soares Junior, que atuava como instrutor, entre outros colaboradores. Desde o início, a entidade tem se dedicado ao fortalecimento da cultura gaúcha em Venâncio Aires e região, preservando tradições e promovendo a integração da comunidade.

Atualmente, o grupo conta com cerca de 30 integrantes. Desde fevereiro deste ano, a entidade é conduzida por Beatriz Colombelli, que coordena os projetos. As atividades do CPF Terra de Um Povo incluem cavalgadas, jantares semanais às quintas-feiras, participação em desfiles da Semana Farroupilha e presença nos principais eventos culturais do município.

Entidade tradicionalista participa dos desfiles no 20 de setembro (Foto: divulgação)

Ao longo da trajetória, a entidade acumula importantes conquistas. Já em 1999 promoveu o Fecant, e, a partir de 2003, reintegrou Venâncio Aires ao cenário cultural regional, por meio da 24ª Região Tradicionalista (RT), após 18 anos de afastamento. Desde então, o grupo passou a participar das Cirandas Culturais de Prendas e do Entrevero de Peões, tanto em nível regional quanto estadual. Em 2007, o CPF marcou a história do tradicionalismo local ao ter a primeira mulher como patroa, Beatriz Colombelli, a segunda mulher a liderar uma entidade tradicionalista em Venâncio Aires. Além disso, conquistou boas classificações no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em diferentes modalidades. Outro destaque vai para o título de 3º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul, alcançado por Gabriel Ferreira, em 2017. Beatriz Colombelli aparece outra vez com o seu nome na história como Patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, na temática ‘Pelos Caminhos de Anita’.

Gabriel Ferreira foi 3º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul (Foto: divulgação)

Em 2025, o grupo já realizou curso de culinária, jantar de homenagens e a cavalgada em busca da Chama Crioula, por meio do projeto ‘Terra de Um Povo no resgate das tradições’, contemplado via Termo de Fomento. A entidade também atua em parceria com a Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA), participando e colaborando em todos os eventos coletivos.

Integrantes da patronagem

  • Patroa: Beatriz Colombelli
  • Vice-patrão: José Arlei Severo da Silva
  • Agregado das guaiacas: João Francisco Kappaunn
  • Capataz campeiro/cavalgada: Celso da Rosa
Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos