Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateSegundo Cristiane, o tamiflu apenas está disponível na UPA, hospital, farmácia do Posto de Saúde Central e também no Cadi
Segundo Cristiane, o tamiflu apenas está disponível na UPA, hospital, farmácia do Posto de Saúde Central e também no Cadi

Devido às temperaturas baixas, é natural uma maior incidência de gripes. Além disso, os casos de gripe A constatados no país têm feito crescer a busca pela prevenção. Em Venâncio Aires, a quantidade de pessoas com gripe, por exemplo, fez aumentar 30% a procura pelo medicamento tamiflu nas últimas duas semanas.

De acordo com a técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Venâncio, Cristiane Ferreira, foi no fim de março que o tamiflu começou a ter mais saída. Este apenas pode ser encontrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Hospital São Sebastião Mártir, na farmácia do Posto de Saúde Central e no Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi). O medicamento é fornecido apenas com receita médica e é gratuito. “As pessoas estão mais preocupadas, e como está mais frio, é normal a procura ser maior”, comenta.

Segundo Cristiane, o tamiflu é recomendado quando a pessoa apresenta qualquer tipo de gripe. Além disso, para fazer efeito, é necessário tomar um comprimido a cada 12 horas e durante cinco dias.

Somente na rede pública

Segundo a profissional, Venâncio recebe o medicamento do Ministério da Saúde uma vez a cada 15 dias, no entanto, o número de doses recebidas não se compara à região metropolitana do Rio Grande do Sul, onde há casos confirmados de gripe A.

Cristiane ainda destaca que como o tamiflu não pode ser adquirido em nenhuma farmácia privada, o receio de que o medicamento falte no município é ainda maior.

Quanto ao tratamento com o tamiflu, este deve ser iniciado dentro do primeiro ou segundo dia do aparecimento dos sintomas. O medicamento reduz a proliferação dos vírus da gripe, Influenza A e B, provoca uma redução da duração dos sinais e sintomas relevantes da gripe, da gravidade da doença e da incidência de complicações associadas à gripe.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MatePara que o tamiflu faça efeito, é indicado um comprimido a cada 12 horas durante cinco dias
Para que o tamiflu faça efeito, é indicado um comprimido a cada 12 horas durante cinco dias

Farmácias privadasNas farmácias da rede privada do município também é possível notar, nas últimas duas semanas, uma procura maior por alguns medicamentos específicos. Entre os que mais têm saída estão os medicamentos antigripais, antibióticos e para renite.

Conforme o gestor farmacêutico de uma farmácia de Venâncio, a busca pelo antigripal cresceu 30% devido ao aumento de casos de resfriado e gripe no município. Além disso, o frio também fez aumentar quase que 100% a procura pelas manteigas de cacau.

Se as temperaturas ficarem ainda mais baixas, existe a possibilidade de crescer a procura pelos medicamentos mencionados.