Levantamento publicado pelo site G1 nesta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, revela que houve um aumento de 8,4% no número de feminicídios no Brasil em 2018, em relação ao ano anterior. Foram 1.135 registros contra 1.047 de 2017. Em relação aos homicídios dolosos, o número caiu de 4.254 no ano passado, contra 4.558 em 2017.
O levantamento faz parte do ‘Monitor da Violência’, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os feminicídios são definidos como crimes de ódio motivados pela condição de gênero, ou seja, a mulher é morta por ser mulher.
Em Venâncio Aires, no mês passado, 36 mulheres solicitaram as medidas protetivas da Lei Maria da Penha. São vítimas de violência doméstica que decidiram levar às autoridades o seu sofrimento. Elas são vítimas de maridos, companheiros e namorados e na maioria das vezes, além de agressões, são ameaçadas de morte.
Para o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, o número de vítimas é bem maior e muitas mulheres não denunciam seus agressões por medo ou por dependência financeira. Em Venâncio, o último feminicídio foi registrado em novembro do ano passado, no interior do município. Depois de tirar a vida da companheira, o homem se suicidou.