
Desafio foi lançado no primeiro painel do ano, do projeto Gente & Negócios
Por Caco Villanova
Encontrar uma saída para todos os problemas é algo inconcebível, principalmente quando a busca por inúmeras soluções é individual. Gestores que pensam só nos seus municípios e esquecem que existem situações que possam ser solucionados conjuntamente, com pressão e união de forças, com certeza encontrarão dificuldades logo adiante. Exemplos, foram as enchentes de 2023 e 2024, que surpreenderam pela intensidade e violência das águas, que arrastaram prédios, pontes, destruíram estradas, lavouras, ceifaram vidas e deixaram um gosto amargo de impotência.
O assunto foi a tônica do primeiro painel do projeto Gente & Negócios do ano, promovido pelo jornal Folha do Mate e rádio Terra FM, quinta-feira, 15, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). E a necessidade dos gestores debaterem e atuarem em conjunto, em temas como meio ambiente, saúde, recursos financeiros e organização urbana, levou painelistas e público a pensarem sobre a possibilidade de intensificar a criação de consócios municipais específicos e criar uma região metropolitana. Pelo menos, a necessidade de fortalecer as relações entre os vales do Taquari e Rio Pardo ficou evidente no enfrentamento de problemas comuns.
Como painelistas, vieram de Lajeado o promotor de justiça regional ambiental Sérgio Diefenbach e a prefeita Gláucia Schumacher. De Santa Cruz do Sul, o prefeito Sérgio Moraes atendeu ao convite da organização. E Venâncio Aires foi representado pelo secretário de Governança e Gestão, Tiago Quintana, que substitui o prefeito Jarbas da Rosa, ausente por questão de saúde. O evento ainda contou com a participação do prefeito de Vera Cruz, Gilson Adriano Becker, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Aprotabaco). Na assistência, mais de 70 pessoas, entre empresários, profissionais liberais, agentes públicos e representantes de instituições públicas e privadas.
A jornalista e editora do grupo Folha do Mate/Terra FM, Letícia Wacholz mediou o encontro, que teve como tema ‘Futuro e perspectivas dos novos governos municipais’, definido a partir dos acontecimentos climáticos e em sequência à publicação da revista Gestores dos Vales, que apresentou prefeitos eleitos e reeleitos da Região dos Vales e respectivos municípios.
Mão de obra
O próximo painel do Gente & Negócios está agendado para 12 de junho. Terá como tema ‘Escassez de mão de obra e futuro das relações de trabalho’. O projeto é patrocinado pela Prefeitura de Venâncio Aires, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e GRA Máquinas/XCMG, com apoio do Sicredi, Tabacos Marasca, Engetec Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, Continental Tobaccos Alliance (CTA), Clínica São Vicente, Dale Carnegie Training, Câmara de Comércio e Indústria de Venâncio Aires (Caciva), China Brasil Tabacos (CBT), Boi Gaúcho e Uniodonto.