Com uma centelha da Chama Crioula, recebida no Chuí, dia 15 de agosto, cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, apearam na manhã de ontem, no Parque Municipal do Chimarrão. O grupo que cavalgou por 21 dias, passou com o candeeiro aceso por 13 municípios.
Após trotear por mais de 600 quilômetros, Luciano Steffen, que há 15 anos acompanha as cavalgadas da entidade, entregou uma centelha à direção do Colégio Gaspar Silveira Martins, na tarde de ontem. A solenidade integrou as programações da Olimpíada Farroupilha que está em sua terceira edição, na escola escola. Os ‘piquetes’, como foram denominados os grupos de alunos que fazem parte da competição, recepcionaram os cavalarianos.
Luciano Steffen que esteve à frente da 34ª cavalgada do Erva-Mate contou com a experiência dos amadrinhadores Ademar Biguelini e Elton Manganelli. Biguelini falou em nome dos cavalarianos enaltecendo o espírito tradicionalista e a trajetória nestes anos em nome da tradição gaúcha, na busca da Chama Crioula para o município. No grupo, o vereador José Ademar Melchior, que se licenciou das funções do legislativo para acompanhar a cavalgada, a exemplo de anos anteriores.
A solenidade contou com a participação do diretor do Colégio Gaspar, Tiago Becker, coordenador da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Dalmo Mayer; vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Cleiva Heck e Telmo Kist, participaram da cerimônia, juntamente com o secretário municipal de Educação émerson Elói Henrique; presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Ernesto Sergio Stahl, coordenadoras artística e cultural da 24ª RT, Luce Carmen Mayer e Mariele Ferreira e o patrono dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, José Darci da Silveira. Neste sábado, 5, durante festa campeira do Piquete Parceria Campeira, no pista de laço, no Parque do Chimarrão será aceso o candeeiro municipal pelo prefeito Airton Artus. Nele, se unificam as centelhas da 24ª RT, conduzida do Chuí pela cavalgada da integração e a do CTG Erva-Mate, que marca a 34ª edição de cavalgadas.
Neste candeeiro, o símbolo oficial da Semana Farroupilha de Venâncio Aires vai permanecer até o dia 13, quando as demais cavalgadas realizadas por entidades que integram a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), se encontram para a fusão de todas as centelhas. Na data será realizada a cerimônia oficial de abertura dos Festejos Farroupilhas, na Capital do Chimarrão. A Chama Crioula que neste ano foi gerada na Colônia do Sacramento e distribuída para as 30 Regiões Tradicionalistas, na cidade fronteiriça do Chuí, teve seu primeiro acendimento no dia 7 de setembro de 1947, em Porto Alegre, liderada por João Carlos D’Avila Paixão Cortes. Após 54 anos, o acendimento tomou outro formato e passou a ser gerada em locais históricos, conforme quadro ao lado.
A história do homem não teria surgido se não fosse o fogo, que hoje é o símbolo da nossa Tradição Gaúcha” –Tiago Becker – Diretor – Colégio Gaspar