Cuidados podem ajudar os animais a enfrentar o calor

-

Com informações de Repórter.

Em dias de grande calor os animais sofrem tanto quanto as pessoas. Por isso, você que tem animal de estimação deve ficar atento a certos cuidados com seu bichinho. Mas antes, saber sobre como eles reagem ao calor também é importante.

 

De acordo com o veterinário Luciano Frozza, os animais que mais sofrem são geralmente os cães de pelagem longa e de raças originárias de lugares frios, como os São bernardos, Akitas, Husky Siberianos, e praticamente todos os cães e gatos de pelagem longa. Os cães de pelagem curta que sofrem muito com o calor são o Pug, e os Buldogues Francês e Inglês.

 

“Os problemas de saúde decorrentes do excesso de calor normalmente são agudos. O animal apresenta respiração acelerada, hipertermia, faz aerofagia (engole ar), podendo ter como consequência grave torção de estômago, que pode levar a óbito em mais ou menos 6 horas. Animais velhos podem ter parada cardiorrespiratória, principalmente se forem cardiopatas”, explica Frozza. “Cães de pelagem branca são predispostos a câncer de pele e devem evitar o sol em excesso.”

 

De acordo com o veterinário, em dias muito calor  é melhor levar seu cão para passear  pela manhã bem cedo ou à noite. O calor do meio dia pode ser muito perigoso para os animais.  Se o dia for de calor extremo é melhor deixá-lo em casa. Ao retornar do passeio não deve-se oferecer água de imediato, e nem em grandes quantidades. A água em excesso após atividade física propicia também a rotação do estômago e pode causar uma torção de estômago.

 

As preocupações com o calor são as mesmas que para os humanos. Não se expor a sol em excesso e nos horários de maior incidência de radiação solar, e refrescar-se da melhor forma possível. E para se refrescar, banhos, ar condicionado e ventilador estão liberados para os pets.

 

 

Dicas da Agência de Notícias de Direitos Animais:

– Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros animais devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte;

– As vacinas e os vermífugos precisam estar em dia;

– Evite passear com os animais entre 10 da manhã e 5 da tarde;

– Para banho, utilize xampus antipulgas;

– A tosa é indicada para os bichos mais peludos durante as estações mais quentes;

– Leve o animal para uma consulta com o veterinário antes de viagens longas.

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido