Evento deve reunir cerca de 100 bailarinos e bailarinas nas apresentações (Foto: Arquivo)
Evento deve reunir cerca de 100 bailarinos e bailarinas nas apresentações (Foto: Arquivo)

O encanto da mitologia grega vai ganhar forma e movimento no palco do Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, no próximo dia 15 de novembro, a partir das 19h, com o 12º Recital de Balé Escola Pontinha dos Pés Dança dos Deuses.

Segundo Melina Ellwanger, diretora e fundadora da Pontinha dos Pés, escola de balé promotora do evento, o espetáculo reunirá cerca de 100 bailarinos e bailarinas em coreografias que simbolizam o poder, a graça e as histórias dos deuses do Olimpo.

Melina destaca que o recital chega à sua 12ª edição em um momento especial para a escola. “Este ano traz muitas novidades: temos uma nova sede, uma equipe ampliada e um tema inspirado na mitologia grega, que está desafiando os alunos e encantando os professores”, afirma.

APOIO CULTURAL

O recital foi viabilizado pelo Pró-Cultura RS, iniciativa da Secretaria da Cultura (Sedac) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, via Edital Sedac nº 26/2024 – Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) RS, voltado às artes cênicas. O incentivo permitiu à escola ampliar a estrutura do evento e oferecer 20 bolsas de estudo para alunos em situação de vulnerabilidade. Esses bolsistas receberam figurino completo — incluindo sapatilha, meia-calça, uniforme e ingresso para os familiares.

“Esse apoio foi fundamental para a realização do espetáculo, porque o custo é alto. Temos despesas com som, iluminação, decoração e professores extras para ensaios que não estão na programação regular da escola”, explica. O programa também reforçou a parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp), de onde vêm dez das alunas contempladas.

MOMENTO MÁGICO

Além de emocionar o público, o recital representa o auge do calendário letivo da escola, que soma 12 anos de atuação em Venâncio Aires e recentemente completou o primeiro ano de sua filial em Santa Cruz do Sul.

“É um momento mágico para as crianças. Elas assistem às colegas, aprendem com as apresentações e vivem a experiência de brilhar no palco. É o resultado de um ano inteiro de dedicação, um sonho realizado tanto para os alunos quanto para nós, professores”, define.

A escola tem hoje 250 alunos, e cem deles participam desta edição. Para Melina, a sensação é sempre única: “Cada recital é como se fosse o primeiro. A emoção se renova a cada ano.”


Como participar

• Os ingressos estão à venda por R$ 30, diretamente na escola ou pelo WhatsApp (51) 99671-5254. Também é possível adquirir de forma digital por meio da plataforma Even3, neste link.

• Além disso, será possível adquirir ingressos na hora do evento. A expectativa da organização é reunir até 700 pessoas, repetindo o sucesso de edições anteriores. Para garantir acessibilidade, o espetáculo contará com intérprete de Libras.

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.