Diversas apresentações teatrais movimentaram os três dias de evento
(Foto: Divulgação)
Diversas apresentações teatrais movimentaram os três dias de evento (Foto: Divulgação)

O Colégio Gaspar Silveira Martins foi a sede da 46ª Amostra de Teatro Estudantil da Rede Sinodal de Educação (Atese 2025) entre quarta, 24, e sexta-feira, 26. Esta é considerada a maior e mais antiga amostra de teatro escolar da América Latina. Ao todo, o educandário recebeu cerca de 150 participantes, entre estudantes e professores, de oito instituições de ensino.

A abertura, realizada na noite de quarta-feira, 24, no auditório do Colégio Gaspar contou com a presença da vice-prefeita Izaura Landim, do secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, e demais autoridades. Segundo a diretora Juliana Schonardt Arenhardt, foram três dias de apresentações teatrais, debates, paródias e muita integração entre os participantes. “Com o objetivo de valorizar o protagonismo juvenil e destacar o teatro como ferramenta educativa e transformadora, a Atese encantou a comunidade escolar e deixou marcas significativas de aprendizado, amizade e cultura.”

Juliana diz que um dos pontos altos foi a hospitalidade: famílias do Colégio Gaspar abriram as portas de suas residências para acolher os jovens visitantes. “Gesto que reforçou o espírito de acolhimento e cooperação do jeito Gaspar de Ser”, comemora.

Abertura foi na quarta-feira, no auditório do Gaspar (Foto: Leonardo Pereira)

O sucesso do evento também contou a parceria de empresas, como Erva-Mate Elacy, Bernoulli, Sicredi, Gráfica Traço e Cantu & Stange; e com o apoio de toda a equipe do Colégio Gaspar e comunidade escolar. “Mais do que uma amostra teatral, vivemos dias que ficarão registrados na memória e na história do nosso colégio”, completa.

Criada em 1978, a Amostra de Teatro Estudantil da Rede Sinodal de Educação (Atese) dá visibilidade ao teatro nas escolas da Rede Sinodal, reúne estudantes do 9º ano ao Ensino Médio, fortalece a identidade evangélico luterana, estimula a criatividade e promove trocas de experiências.

Colégios representados

• Colégio Evangélico Martin Luther (Marechal Cândido Rondon-Paraná), Centro Sinodal Dorothea Schäfke (Taquara), Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul), Colégio Gustavo Adolfo (Lajeado), Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (Novo Hamburgo), Colégio Martin Luther (Estrela), Colégio Sinodal Ruy Barbosa (Rio do Sul-Santa Catarina) e Colégio Sinodal Progresso (Montenegro).

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.