Desde o dia 10 de dezembro do ano passado, o atendimento presencial da Biblioteca Pública Municipal Caá Yari voltou a acontecer. Segundo a bibliotecária Rosaria Garcia Costa, desde a data, os venâncio-airenses podem frequentar o local com uso obrigatório de máscara e álcool gel. Além de ter acesso aos livros, as pessoas também podem usar dois computadores para navegar na internet.
Rosaria enfatiza que, mesmo com o retorno presencial, os pedidos virtuais e reservas ainda ocorrem com bastante frequência. “Ainda percebemos que a maioria das pessoas usa os meios virtuais, é uma facilidade.” Quem deseja reservar um título ou até verificar a disponibilidade dele, pode acessar o site da Prefeitura e na página inicial já encontrará o link que encaminha para o acervo da Biblioteca Municipal. Outra opção é fazer contato pelo telefone (51) 2183-0262, que também tem WhatsApp.
A bibliotecária reconhece que o o perfil do usuário da biblioteca mudou. “Muitas pessoas estão assinando clubes de livros e leituras”, afirma. Rosaria observa que a maioria do sócios ainda é composta por crianças e jovens e que o número dispara nos períodos de férias, já que as bibliotecas das escolas ficam fechadas e os alunos não podem levar livros do colégio para casa. “Os pais nos procuram para associar os filhos pois alegam que necessitam da leitura, principalmente para ajudar no desenvolvimento escolar. A biblioteca ajuda neste processo.” Os livros mais procurados são de séries literárias.
Números
No início da pandemia, a biblioteca estava fechada, com a equipe trabalhando em home office e, com isso, no ano de 2020, os índices de novos sócios e empréstimos caíram drasticamente. Quando iniciou o empréstimo por agendamento, em julho de 2021, o cenário mudou. O ano passado foi encerrado com 3.963 empréstimos de livros e 1.219 empréstimos de gibis e revistas, além de 60 novos sócios.
Em 2021, a bibliotecária afirma que se surpreendeu com o número de doações de livros recebidos, foram 476 e, deste número, 344 são livros novos. “As doações iniciaram na campanha de aniversário da biblioteca e continuaram durante todo o ano. Sempre recebemos doações, mas este grande numero de títulos novos é atípico.”
Apesar de 2021 ter sido considerado um ano significativo, ainda não chegou perto dos números de 2019. Antes da pandemia, a média de empréstimos superava os 12 mil e em 2019, a biblioteca teve 309 novos sócios. “As coisas estão melhorando, mas ainda vai levar um tempo para tudo voltar ao normal. Em anos anteriores, já chegamos a ter 25 mil empréstimos em um ano.”
- 917 é o número de empréstimos contabilizados somente em janeiro de 2022. Até o momento, a biblioteca também ganhou 13 novos sócios.
Planos para 2022, o ano do cinquentenário
Em 2022, serão mantidos os sarais literários temáticos que já são tradicionais no calendário da biblioteca. Em abril é realizada a semana do livro, do dia 18 a 23; em junho acontece um sarau em alusão à temática LGBTQIA+; em junho, pelo Dia do Amigo; em outubro, o sarau de Halloween; e em novembro; em alusão ao Dia da Consciência Negra e sobre hip-hop.
Além disso, neste ano, a biblioteca completa 50 anos de fundação, no dia 12 de abril, e para comemorar a data, a expectativa é de que se possa realizar um evento maior. “Mais perto vamos avaliar o que será possível ser feito, a minha vontade é de que a cidade inteira pudesse comemorar”, adianta a bibliotecária Rosaria Costa.
Saiba mais
1. Para se associar na biblioteca, é preciso apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência original e pagar R$ 5.
2. Neste ano, a partir de março, a biblioteca iniciará o processo de renovações, que normalmente é anual, mas desde o início da pandemia não foi feito. Para renovar, o usuário deve pagar R$ 2. Os valores que entram na biblioteca são usados pra adquirir novos livros.
3. O horário de funcionamento do local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
4. O endereço da biblioteca é rua Osvaldo Aranha, número 515, a lado do prédio da Secretaria de Educação.
5. O telefone de contato da biblioteca é o (51) 2183-0262, que também é WhatsApp.
LEIA MAIS: