Depois de dois anos sem receber dedetização para conter os cupins, a Biblioteca Pública Caá Yari irá passar por reformas de piso, dedetização de insetos e descupinização nos próximos dias. O cronograma de trabalho foi definido no início desta semana em reunião entre o secretário de Cultura e Esportes, Henrique da Silva, o servidor Cristiano Silva e a bibliotecária Rosaria Costa. A expectativa é que o último dia de atendimento no espaço seja 20 de março e a retomada ocorra no dia 13 de abril.
Silva explica que as melhorias já passaram pela comissão de avaliação de pedidos e agora aguardam pelo empenho. A expectativa é que o custo do serviço de lixação, preenchimento do buracos do assoalho e o laqueamento, aliados ao serviço de dedetização e descupinização, se aproxime de R$ 3 mil.
Para que o trabalho seja executado, será necessário que os livros sejam retirados das estantes. Os livros que têm datas de vencimento para os dias 23 e 24 de março podem ser devolvidos no local nessas datas, porque haverá atendimento para a entrega das obras. “Após isso, os livros já começaram a receber um prazo maior de devolução”, acrescenta Silva.
INFORMATIZAÇÃO
Em abril, a biblioteca comemora 48 anos e, para marcar a data, iniciará a informatização do serviço. Recentemente, um equipamento que possibilita a impressão de etiquetas com código de barras foi adquirida. “Isso vai facilitar o atendimento no espaço e também para conseguirmos criar uma relação dos livros mais procurados”, exemplifica o secretário.
ESTANTES
Conforme Rosaria, seria necessário realizar também a troca de todas prateleiras, que são em madeiras, confeccionadas pela carpintaria da Prefeitura em 1992. A troca dos móveis tem um custo de aproximadamente R$ 50 mil, mas como esse recurso não está disponível, ela acredita que seria interessante alguma empresa fazer a doação das estruturas.
Dia do contador de histórias
• No último dia de atendimento da biblioteca, no dia 20, também é comemorado o Dia do Contador de Histórias. Para marcar a data, a bibliotecária Rosaria, Sergio Rosa e Potira irão realizar um bate-papo com contação de histórias. O encontro está marcado para iniciar às 18h30min.