Com o intuito de oportunizar à população conhecer as origens e valorizar a cultura dos Boêmios, a Casa de Cultura de Venâncio Aires promove neste sábado, 27, às 16h, a palestra com o professor de tcheco e jornalista, Matouš Hartman, com o tema ‘Os Boêmios e a República Tcheca’. A atividade, que é gratuita e não precisa de inscrição prévia, vem ao encontro da novidade de exposições, a Sala dos Boêmios, que foi inaugurada na quinta-feira, 25.
Para o curador, Henrique Ferrari Regert, a importância da nova exposição, que será fixa no Museu, é de conscientizar a população sobre a origem (veja box). “Alguns germânicos que vieram da região da Boêmia têm o conhecimento de ser alemães, mas na verdade são descendentes germânicos da Boêmia Tcheca”, disse.
No contexto histórico, a ocupação da área que hoje corresponde ao território da Chéquia começou há milhares de anos, com a chegada dos celtas à região, que passou a ser chamada de Boêmia. Outros povos também passaram a viver no local, como os germânicos e os eslavos. Ao longo dos anos, o país integrou importantes impérios na Europa Central e foi governado por dinastias. A República Tcheca também integrou a Checoslováquia – país que existiu na Europa Central entre 1918 e 1992 e que unia as nações tchecas e eslovacas. Em 1993, a Chéquia e Eslováquia se separaram.
Sobrenomes Boêmios em Venâncio Aires
Bergmann, Böhn, Diettrich, Eichler, Endler, Feix, Haupt, Hofmann, Hübner, Klamt, Kreibich, Kretschmer, Lahr, Lamel, Leukert, Nitsche, Nowotny, Penk, Pilz, Porsche, Posselt, Preusler, Reckziegel, Renz, Richter, Rieger, Scheibler, Schultz, Seibt, Seidel, Siebeneichler, Staffen, Stahl, Stöhr, Uhry, Ullmann, Weber, Weihs, Weiss, Wildner, Wünsch, Zeidler.
O Museu está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Os agendamentos para visitas podem ser feitos pelo telefone 3741-7513 ou pelo WhatsApp (51) 99711-4512.