Carnaval 2021 ainda é incerto em Venâncio Aires

-

Uma das datas mais esperada por muitos brasileiros é o Carnaval, mas, com a pandemia de coronavírus e as medidas de distanciamento social para evitar a proliferação do vírus, o festejo do próximo ano ainda é incerto em Venâncio Aires. Conforme a Secretaria de Cultura e Esportes, o desfile de rua está indefinido, mas provavelmente será cancelado.
O presidente da escola de Samba Imperatriz Cultural, Jaime Monteiro, observa que é uma das maiores atrações culturais do município e que o cancelamento prejudica costureiras que se organizam para trabalhar nos messes próximos do Carnaval. Contudo, ele sabe que a festa só irá acontecer se a pandemia passar. “Devemos analisar ao decorrer do tempo, esperar mais uns dois meses para decidir. Eu queria muito que pudéssemos fazer”, comenta Monteiro.

Na Associação Négo Football Club Acadêmicos do Samba, o presidente Ubirajara Pereira, conhecido como Bira, expõe que, por enquanto, não tem nenhum planejamento para o próximo Carnaval. Em outros anos, nesta época, a escola já estava se movimentando, planejando o tema e fazendo samba-enredo. “Com essa pandemia, ainda não temos uma definição sobre esses eventos, porque a nossa saúde deve ser pensada em primeiro lugar.”
Bira também destaca que o carnaval é um comércio e ajuda a economia girar. “Vários setores são beneficiados como a compra de materiais, costureiras e demais. É um agregador de economia”, acrescenta.

Na Escola de Samba Unidos da Vila Freese, o presidente Guiomar da Rosa, o Guita, acredita que não haverá Carnaval em 2021, porque haverá pouco tempo para organização. “Nesta época, em outros anos, estávamos fazendo galinhadas, pasteladas e outros eventos para juntar verba, mas agora não temos como fazer isso”, afirma.

Além disso, Guita, que está procurando um substituto para o cargo de presidência da escola, por questões de saúde, enfatiza que será um momento difícil para a economia. “Vai ser ruim para as empresas que participam da Lei Rouanet e elas nos ajudam muito, sem contar que precisamos pensar sempre na saúde. Por essa e outras razões, eu, particularmente, acho melhor não ter Carnaval”, conclui.

Neste ano, o Carnaval de rua de Venâncio Aires contou com cinco escolas de samba: Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo Guarani, Imperatriz Cultural, Malandros do Ritmo e Unidos da Vila Freese.

Brasil

São Paulo foi um dos municípios brasileiros que já cancelou os tradicionais desfiles de Carnaval. A previsão é que os festejos sejam adiados para a partir de maio. No Rio de Janeiro, a tendência é que as escolas de samba anunciem, até o fim de setembro, o cancelamento dos desfiles de fevereiro de 2021 na Marquês de Sapucaí.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido