Falta cerca de um mês para uma das semanas mais esperada pelos gaúchos: a Semana Farroupilha. Para começar os festejos, mesmo que de forma reduzida por conta da pandemia de Covid-19, mais de 80 cavaleiros da Capital do Chimarrão se preparam para buscar a centelha da Chama Crioula. Neste ano, ela será distribuída pela 24ª Região Tradicionalista (RT) no dia 4 de setembro, no Cristo Protetor, em Encantado.
A coordenadora da 24º RT, Luce Carmen da Rosa Mayer, comenta que a organização da cavalgada em busca da centelha está sendo feita individualmente por cada entidade tradicionalista. Os participantes devem sair de Venâncio Aires entre os dias 2 e 3, dependendo da rota que fizerem. “A maioria vai chegar na sexta-feira, 3, conforme foi comunicado.” Os cavaleiros poderão acampar no Parque de Eventos de Lajeado e, no sábado, 4, vão até a cerimônia no Cristo Protetor.
Depois de pegarem a centelha, eles retornam até o município. O tempo de volta também varia conforme cada trajeto. “No município, cada uma das entidades ficará com a centelha até a abertura da Semana Farroupilha, no dia 11, onde será feita a fusão de todas as chamas. Elas também podem continuar com a sua centelha dentro do galpão durante a semana dos festejos”, explica a coordenadora.
No dia 18 de julho, a coordenadoria da 24ª RT realizou um evento teste no local, para organizar todos os momentos da cerimônia com cuidado e distanciamento.
Entidades participantes de Venâncio
Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta
CTG Erva Mate
CTG Pousada do capão
Piquete (PTQ) Sinuelo de Tropa
PQT Regalo Campeiro
Entenda
- A Chama Crioula normalmente é acendida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), sendo um evento que une todo Rio Grande do Sul.
- Porém, para evitar aglomeração por conta da pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o evento foi adiado.
- Por conta disso, a Chama Crioula será acendida pelas Regiões Tradicionalista e distribuída para os municípios.
- O evento estadual que seria em Canguçu, 21ª RT, ficou remarcado para o ano que vem.
Leia mais:
Mato Leitão: CTG Querência da Mata organiza cavalgada para buscar centelha da Chama Crioula