Entidade venâncio-airense realizará evento na próxima quarta, 30 de abril, véspera de feriado. Clube de Leituras foi fundado em 1887.
O Clube de Leituras de Venâncio Aires vai completar 138 anos de fundação na próxima quarta-feira, 30 de abril, véspera de feriado. Por isso, na mesma data, será realizado o tradicional jantar-baile de aniversário da entidade, a partir das 20h30min.
Os cartões custam R$ 75 e estão à venda na secretaria do Clube, ou pelos contatos 3741-1680 e WhatsApp 986330836 até terça, 29. Mesas podem ser reservadas sem custo e cada mesa tem espaço para oito pessoas. Quem quiser participar apenas do baile, deve adquirir ingressos antecipadamente por R$ 50 e a entrada, nesse caso, será a partir das 22h30min. Não haverá venda na noite. Para o jantar, 400 cartões foram colocados à venda e ele será servido pelo Spader Eventos.
Segundo o presidente do Leituras, Telmo Kist, como é praxe, haverá algumas homenagens na noite e será cantado o ‘Parabéns a você’ ao som da Clube Orquestra, que animará o jantar-baile com um repertório dançante, e os participantes serão recepcionados pela Banda The Boys.
Centro de Cultura Luiz Fernando Staub
Antes do jantar-baile, às 19h, está prevista a inauguração do espaço destinado ao memorial e à biblioteca, projeto que começou a sair do papel em 2024, liderado por Voní Eidt, responsável pelo Setor Cultural do Clube de Leituras, e integrantes da diretoria. “É natural que voltemos às nossas origens, fomentando novamente a leitura, agora em um ambiente especialmente preparado para ela. Junto, teremos o memorial, reunindo todo o material que conseguimos resgatar contando a história. Com isso, teremos nosso Centro de Cultura, que vamos denominar de Luiz Fernando Staub”, revelou Telmo Kist.
O ex-deputado estadual Luiz Fernando Staub, conhecido como Ratinho, “foi diretor por muitos anos do Clube, músico que animou bailes e serestas, que conhece como ninguém a vida do Clube e nos conta histórias que hoje estamos registrando para repassar às futuras gerações”, completou Kist. Foi Ratinho, também, quem doou o próprio acervo de livros para dar início à biblioteca.
Clube de Leituras: cada vez mais uma casa de cultura
Para 2025, o presidente Telmo Kist afirmou que o Clube fortalecerá ainda mais sua condição como uma casa de cultura. Isso passa, segundo ele, pela manutenção da Clube Orquestra, pela sala de leitura e biblioteca, pelo memorial, as exposições, a noite cultural, o projeto Som da Saudade, o Concerto nas Catedrais, o coral infantojuvenil e o Festival A Mais Bela Voz.
Ele destacou ainda o fato de o Leituras ser sede dos corais Venâncio em Canto, o municipal da Terceira Idade e o Mateando Canções, além de uma escola de danças. Em setembro, também está previsto o Baile de Debutantes. “Ainda manteremos nossa piscina térmica com aulas de hidroginástica e seus convênios com entidades locais. As quadras esportivas de areia, padel e boliche também continuarão servindo aos associados e à comunidade esportiva local.”
Base sólida
Em dois anos, a entidade completará 140 anos e, até lá, Telmo Kist acredita que a entidade chegará ainda mais fortalecida. Para ele, o Clube tem uma base sólida e, com os projetos em execução, as novas diretorias terão tranquilidade financeira para desenvolver outros, voltados à cultura e à parte social. “Importante frisar que a participação dos entes públicos é fundamental para a vida do clube. Ela é necessária para que esta semente plantada, ainda quando Venâncio era apenas uma vila, continue viva no coração de cada venâncio-airense, servindo como local para tantos eventos públicos e privados do nosso município.”
50 – é o número de associados contribuintes do Leituras. Também há em torno de 300 sócios remidos.