Clube de Leituras cria a ‘Clube Orquestra Venâncio Aires’

-

Uma nova orquestra foi criada na Capital do Chimarrão. Trata-se da Clube Orquestra Venâncio Aires, iniciativa do Clube de Leituras, fundada no início de junho e que vai estrear em agosto. Segundo o presidente do Clube, Telmo Kist, a proposta partiu da diretoria, consciente de que a entidade tem sua importância cultural para Venâncio Aires. “Na diretoria tem gente apaixonada por música e por arte, que quer ver o clube nessa linha, afinal é uma casa de cultura. Temos feito planos de como captar recursos. Entendo que o Brasil vive um momento positivo na área da cultura, com as leis de incentivo, e é preciso ressaltar o trabalho dos vereadores, com emendas impositivas para área cultural, e o apoio do Executivo.”

Para liderar os músicos, foi convidado o maestro Daniel Böhm, nome conhecido por também ser regente dos grupos de orquestra e corais da Comunidade Evangélica Luterana, do coral da CTA, do Musical Uninter e da banda da escola Cidade Nova, além de ter, por anos, conduzido a Orquestra de Venâncio Aires. O maestro explica que a Clube Orquestra é composta por 15 integrantes de diferentes grupos de música de Venâncio e cada um tem seu próprio instrumento. “São muito versáteis, com vozes, violinos, flauta, saxofone, trompetes, trombone, bombardino, piano, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão. Como padrão, o grupo tem ensaios gerais nos sábados de manhã, às 9h, no Clube. Além disso, cada integrante recebe o material necessário para ensaios individuais, como partituras em PDF e áudios dos arranjos e dos ensaios.”

A estreia da Clube Orquestra será no dia 12 de agosto, um sábado, durante noite cultural no Leituras. Na mesma data, ocorrerá o sarau cultural com apresentações das candidatas a soberanas da 17ª Fenachim. A partir da estreia, a Clube Orquestra estará disponível para futuras apresentações.

Reformas no palco

Em paralelo à fundação de uma orquestra, o presidente do Clube, Telmo Kist, revelou que se trabalha para melhorar ainda mais a estrutura do palco. “Estamos reformando o camarim, terá ar-condicionado no palco, com cortinas e tudo para ser um palco para teatro. Queremos qualificar cada vez mais esse ambiente de cultura de Venâncio. Estamos motivados e tendo uma receptividade muito grande da comunidade.”



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido