Os tradicionais Festejos Farroupilha ganharam novo formato em 2020. Sem aglomerações permitidas devido à pandemia da Covid-19, a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) elaborou uma programação virtual para marcar o mês dos gaúchos.
As atividades se iniciam no dia 11 e seguem até 20 de setembro. Segundo o presidente da ATVA, Eagro Müller, a entidade adotou a temática estabelecida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) que, neste ano, é ‘Gaúchos Sem Fronteiras’. No entanto, a nível municipal será feita uma homenagem ao casal tradicionalista venâncio-airense Rosa Margaret Körbes Rauber e Darlani Rauber, que atualmente reside no município de Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul.
A escolha pelo casal, de acordo com ele, vai ao encontro da temática que visa lembrar sobre os tropeiros gaúchos que desbravaram locais e, pela beleza dos lugares, acabaram fixando residência em outros estados.
Além disso, a Associação também organizou uma programação voltada para o tema deste ano. A abertura está marcada para o dia 11, às 19h30min, quando ocorre uma apresentação com declamadores e venda de produtos típicos e doces no estilo ‘pegue e leve’. A iniciativa é uma parceria da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).
No mesmo dia, ocorre o Café com Poesia, ou seja, será feita a declamação de poesias no momento da retirada dos produtos. Além disso, palestras e cursos de danças virtuais estão programados para ocorrer ao longo da semana.
A programação se encerra no dia 20, com a missa crioula no Parque do Chimarrão. Na ocasião, além da transmissão ao vivo pelas mídias sociais, também será feito o batizado de Joana Camargo Stumm da Silva, filha de Jonatan Stumm da Silva e Marcela Camargo da Silva, a partir das 16h30min. A organização é do CTG Chaleira Preta e da ATVA. A celebração será realizada pelo padre Aldo José da Silveira.
LEIA MAIS: MTG lança clipe oficial dos Festejos Farroupilhas
Confira abaixo a programação da Semana Farroupilha
Dia 11 de setembro, a partir das 19h30min
- Abertura dos festejos com apresentações de declamadores e venda de produtos típicos de confeitaria e doces ao estilo ‘pegue e leve’, em parceria com a Cooprova.
- Café com poesia.
Dia 12 de setembro, a partir das 19h30min
- Execução de um prato culinário típico no estilo ‘teleaula’. O prato preparado será ‘arroz de carreteiro’. Haverá uma explicação sobre a origem do prato e os seus ingredientes. Durante a apresentação, serão exibidos vídeos com receitas do bolo à base de erva-mate e doce de ambrosia.
Dia 13 de setembro, às 16h
- ‘Dia de Campo’ – apresentação do dia a dia no campo com demonstração de arreios, encilhas e explicações sobre a ‘arte de encilhar’, encerrando com laço da vaquinha parada.
Dia 16 de setembro, a partir das 19h30min
- Palestra ‘Os tropeiros e seu legado aos gaúchos sem fronteira’, com Valter Fraga Nunes.
Dia 17 de setembro, a partir das 19h30min
- Palestra ‘A tecnologia a serviço da tradição’, com Rogério Bastos.
Dia 18 de setembro, a partir das 19h30min
- Palestra ‘Festejos farroupilhas em tempos de pandemia’, com Léo Ribeiro de Souza.
Dia 19 de setembro, a partir das 19h30min
- Encerramento do curso de danças virtual
Dia 20 de setembro, a partir das 16h30min
- Missa crioula que marca o encerramento da Semana Farroupilha no Parque do Chimarrão. Haverá transmissão ao vivo pelas mídias sociais.
Um documentário sobre o dia a dia dos tradicionalistas
Logo após a missa crioula, haverá a apresentação de um documentário sobre o dia a dia dos tradicionalistas de Venâncio Aires. A proposta irá apresentar as atividades diárias e para cada uma será apresentado um fragmento de um poema. Serão aproveitadas imagens dos eventos e outras a serem gravadas, contemplando diversos temas do dia a dia.
LEIA MAIS: Atividade em Venâncio integra Festejos Farroupilhas on-line