
Venâncio Aires - A turnê europeia da Associação Cultural Die Schwalben já tem data e a delegação já está com as passagens áereas compradas. O grupo de danças folclóricas alemãs de Venâncio Aires tem saída marcada para o dia 20 de maio, às 13h30min, em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Já o retorno ocorre em 3 de junho, após cumprir agenda de 15 dias na Alemanha e na França.
A viagem integra o projeto ‘Intercâmbio Cultural Die Schwalben – Conectando Culturas 2026’, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac/RS). O objetivo é valorizar e difundir a cultura alemã, promovendo a troca de experiências e a integração entre comunidades por meio das apresentações folclóricas.
Segundo o presidente da associação, Leomar Felten, o roteiro cultural já foi definido e apresentado oficialmente aos integrantes do grupo em assembleia na última quarta-feira, 4, quando a delegação também foi informada sobre a confirmação das passagens aéreas. O roteiro inclui as cidades de Heidelberg, Dahn, Emmelshausen e Boppard na Alemanha, e Paris e Estrasburgo na França.
O embarque ocorrerá a partir de Porto Alegre, com conexão em São Paulo e destino final em Frankfurt, na Alemanha. Antes disso está previsto um lançamento oficial do intercâmbio cultural durante a 18ª Fenachim em data que ainda será definida.
34 DANÇARINOS

A delegação será formada por 34 dançarinos, além da equipe responsável pela execução e acompanhamento do projeto. Parte da programação inclui a hospedagem dos integrantes em residências de famílias locais. Segundo o presidente, a experiência é um dos eixos do intercâmbio. “Durante a estadia, os integrantes do grupo permanecerão de seis a oito noites hospedados em casas de famílias anfitriãs, vivenciando de forma direta a cultura e os costumes germânicos”, afirma.
O Die Schwalben retorna à Alemanha dez anos após a última passagem pelo país, ocorrida em 2016. A seleção do projeto ocorreu em um edital que avaliou cerca de 50 propostas culturais em todo o estado. Apenas nove foram contempladas, com o Die Schwalben alcançando a quarta colocação.