Grupo retorna para a Alemanha após 10 anos
(Foto: Divulgação)
Grupo retorna para a Alemanha após 10 anos (Foto: Divulgação)

Venâncio Aires - A Associação Cultural Die Schwalben, grupo de danças folclóricas alemãs de Venâncio Aires, confirmou a realização do projeto ‘Intercâmbio Cultural – Die Schwalben Conectando Culturas,’ com destino à Alemanha e França em 2026. A iniciativa foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

O presidente da associação, Leomar Felten, diz que a notícia foi anunciada aos integrantes do grupo na quarta-feira, 22, em um momento marcado por muita emoção. “O Die Schwalben retorna para a Alemanha após 10 anos [o grupo esteve em 2016 no país]. É um reconhecimento significativo pelo trabalho e dedicação que construímos ao longo da nossa trajetória de mais de 40 anos, mantendo a cultura alemã através da dança”, comemora.

Entre 50 projetos avaliados, apenas 9 foram contemplados, e o grupo Die Schwalben conquistou o 4º lugar. A iniciativa viabilizará a realização de um intercâmbio internacional que tem como propósito valorizar, difundir e fortalecer a cultura alemã, promovendo a troca de experiências culturais e a integração entre comunidades por meio da dança.

Grupo Die Schwalben

Segundo Felten, mais de 80% dos participantes que estiveram na última viagem mudou. “É um grupo bastante renovado. Teremos mais de 36 integrantes, além da comissão de logística, na execução desse projeto”, completa.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.