
Venâncio Aires - A Associação Cultural Die Schwalben, grupo de danças folclóricas alemãs de Venâncio Aires, confirmou a realização do projeto ‘Intercâmbio Cultural – Die Schwalben Conectando Culturas,’ com destino à Alemanha e França em 2026. A iniciativa foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura.
O presidente da associação, Leomar Felten, diz que a notícia foi anunciada aos integrantes do grupo na quarta-feira, 22, em um momento marcado por muita emoção. “O Die Schwalben retorna para a Alemanha após 10 anos [o grupo esteve em 2016 no país]. É um reconhecimento significativo pelo trabalho e dedicação que construímos ao longo da nossa trajetória de mais de 40 anos, mantendo a cultura alemã através da dança”, comemora.
Entre 50 projetos avaliados, apenas 9 foram contemplados, e o grupo Die Schwalben conquistou o 4º lugar. A iniciativa viabilizará a realização de um intercâmbio internacional que tem como propósito valorizar, difundir e fortalecer a cultura alemã, promovendo a troca de experiências culturais e a integração entre comunidades por meio da dança.
Grupo Die Schwalben
Segundo Felten, mais de 80% dos participantes que estiveram na última viagem mudou. “É um grupo bastante renovado. Teremos mais de 36 integrantes, além da comissão de logística, na execução desse projeto”, completa.