Projeto conta a história do hip hop em Venâncio (Foto: Arquivo Mano Xu)
Projeto conta a história do hip hop em Venâncio (Foto: Arquivo Mano Xu)

Venâncio Aires - Nesta sexta-feira, 12, às 19h30min, na sede da ‘Comunidade das Artes’, no Loteamento Primavera (Tabalar) será lançado o documentário ‘Chimarrão e Hip-Hop: o início do movimento em Venâncio Aires’, projeto realizado através do edital para fomento à execução de ações culturais com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e selecionado em edital pela prefeitura municipal em 2024.

As gravações começaram em abril de 2025 e foram até o início do mês de outubro. Nos meses de novembro e dezembro foram realizadas a edição e montagem. A direção do documentário é do jornalista, fotógrafo e documentarista Emerson Machado. Este é o segundo documentário dirigido por Machado, o primeiro foi ‘Ontem e Hoje, Histórias Negrejadas do Nego FC’ (2023).  Conta com a produção executiva do produtor cultural e um dos fundadores da Organização Não Governamental (ONG) Consciência e Atitutde (Coat) Djalma da Silva, entidade ligada ao movimento. E a montagem e desenho de som por Eduardo Vaz (Mano Dú).

O trabalho traz depoimentos de 16 personagens entre MCs, Djs, B. Boys e B.Girls, técnicos de som e professores que fizeram parte e incentivaram o movimento entre os anos 90 e 2000, com o corte final no ano de criação da ONG COAT, em 2009. 

Ano que vem, o documentário circulará por escolas de Venâncio Aires, será apresentado em outros locais da cidade e arredores, após a circulação será disponibilizado no YouTube, o audiovisual conta com acessibilidade em libras.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Tangerineh)