Ocorre neste domingo, a partir das 15h, em frente ao Barão Bar&Prosa, o lançamento da 20ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires. O evento não tem cobrança de ingresso.
De acordo com informações divulgadas pelo setor de Comunicação e Marketing da Prefeitura, no evento ocorrerá a divulgação do nome do patrono desta edição, a programação da feira e a apresentação da Orquestra Municipal de Imigrante, que chega ao município com a turnê regional, viabilizada a partir de recursos do Ministério da Cultura.
De acordo com a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araujo, a proposta para o domingo é apresentar a programação base da Feira. “A partir de agora ela é enriquecida com as programações paralelas de parceiros e expositores. Com patrono, temática e escritores para diferentes públicos confirmados, deixamos os demais espaços abertos para contratações”, explica.
A ORQUESTRA
A Orquestra Municipal de Imigrante iniciou suas atividades em 1993, numa iniciativa da administração. Segundo informações divulgadas na rede social do grupo, a distribuição instrumental é de uma ‘Big Band Standard’, com naipes de saxofones, trompetes, trombones, apoiados rítmico e harmonicamente por teclados, bateria, guitarra e contrabaixo.
Seu repertório é constituído de temas da MPB, Jazz, música Latino-americana, cinema mundial, e folclore italiano e alemão. Desde 2004, juntamente ao trabalho musical, a orquestra mostra um trabalho de expressão corporal, dançando e desenvolvendo coreografias que estimulam uma troca de energia e emoções com o público. A Orquestra participou das gravações dos CD’s: ‘Imigrante’ e ‘Música e Vida’ volume I, em 1996 e volume II, em 2003.
Em 2013 realizou Turnê na Alemanha. Foram 17 dias no país europeu, realizando dez concertos oficiais, participando de atividades e de workshops em diversas cidades. Atualmente, realiza uma turnê regional através de incentivos aprovados pelo Ministério da Cultura.