Fechado desde março, os colaboradores do Museu de Venâncio Aires encontraram uma alternativa para amenizar a saudade das visitações do público ao acervo. Nesta semana, foi lançado o primeiro episódio da série de vídeos ‘Uma visita ao Museu de Venâncio Aires’ que trata sobre cada uma das salas de exposição do edifício Storck. Nesse primeiro vídeo, publicado na terça-feira, 21, é possível conhecer um pouco mais sobre a história dos imigrantes da Capital do Chimarrão e de alguns objetivos que integram essa exposição.
De acordo com o auxiliar de acervo, André Pinheiro, a iniciativa é uma das formas para movimentar a instituição. “Como ainda não disponibilizamos de um tour virtual em 3D, pensamos em compartilhar isso em forma de vídeo e levar o museu ao público de alguma forma”, observa.
A ideia é que sejam compartilhados sete episódios sobre as salas de exposições, além de outros que tragam explicações sobre objetos mais específicos e característicos da Casa de Cultura. Pinheiro salienta que a ideia é lançar dois vídeos por mês, já que o trabalho de filmagem e edição é feito pelos colaboradores do Museu. Os vídeos estão sendo compartilhados na página do Museu, no Facebook.
- Expositores
Em outubro do ano passado, o Museu de Venâncio Aires foi contemplado com o valor de R$ 6 mil do Fundo Social do Sicredi. Com o recurso, a entidade garantiu a compra de seis expositores para que seja viabilizada o início das exposições itinerantes nas escolas, assim que a pandemia terminar.