Difundir e levar um pouco do conhecimento dos benefícios que o chimarrão traz para a saúde. Com este foco, foi iniciado na terça-feira, 24, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Rosa Scherer, do bairro União, o Projeto Mateando nas Escolas. O trabalho é uma parceria da Administração por meio das secretarias de Educação – que elaborou o cronograma do projeto – e de Cultura e Esporte e Escola do Chimarrão.
A secretária de Educação, Joice Gassen, salientou a importância do projeto, pois divulga a cultura do chimarrão. “Acredito que fora do município, a Escola do Chimarrão é devidamente reconhecida, levando o nome de Venâncio Aires para todo o país”, salientou. A diretora da Emef Odila, Márcia Hinterholz Hickmann, falou da satisfação de receber a Escola do Chimarrão e dividir este momento com os alunos, oportunizando-lhes compartilhar os conhecimentos sobre os benefícios da erva-mate e do chimarrão que passa de mão em mão, além de aumentar o currículo dos alunos.
“A escola sempre está aberta para estes momentos culturais e históricos. Hoje (terça-feira) é o pontapé inicial para história de Venâncio Aires em levar a Escola do Chimarrão para as escolas.”
MÁRCIA HINTERHOLZ HICKMANN – Diretora da Emef Odila Rosa Scherer
Divulgação
O diretor executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber, agradeceu à Administração por proporcionar esta oportunidade de difundir ainda mais a bebida típica em Venâncio Aires. Apresentou dados das participações da escola em eventos fora do município, no estado e em diversos estados do Brasil. “Quanto mais participamos fora, mais me conscientizo que é em Venâncio Aires que a Escola do Chimarrão precisa trabalhar”, referiu. Schwengber falou sobre a importância e as propriedades medicinais e nutracêuticas da erva-mate e, ainda, ensinou o preparo de alguns modelos de chimarrão.
“Que legal que estamos dando o pontapé inicial deste projeto aqui na Escola Odila Rosa Scherer”, destacou o prefeito, Giovane Wickert, lembrando que esta foi a terceira vez que a Escola do Chimarrão promoveu oficinas no educandário. “Aproveitem bem o dia e usufruam do trabalho que a Escola do Chimarrão desenvolve e que também é nossa embaixada fora de Venâncio Aires”, completou ele.
“Em Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão, todos os munícipes precisam ter mais conhecimentos sobre chimarrão. Portanto, nada melhor do que realizar este trabalho nas escolas.”
PEDRO SCHWENGBER – Diretor executivo da Escola do Chimarrão
Cronograma
Emef Dois Irmãos: 26 de setembro
Emef Cidade Nova: 27 de setembro
Emef Dom Pedro I: 3 de outubro
Emef Otto Gustavo Daniel Brands: 8 de outubro
Emef Coronel Thomaz Pereira: 9 de outubro
Emef Alfredo Scherer: 10 de outubro
Emef Dom Pedro II: 16 de outubro
Emef Benno Breunig: 18 de outubro
Emef Deolindo Pereira da Costa: 21 de outubro
Emef São Judas Tadeu: 22 de outubro
Emef Narciso Mariante de Campos: 24 de outubro
Emef Professora Rosina Shauenberg: 25 de outubro
Emef Nossa Senhora de Fátima: 28 de outubro
Emef Venâncio Aires: 5 de novembro
Emef Bento Gonçalves: 6 de novembro
Emef Santa Isabel: 12 de novembro
Emef Cristino Goulart da Silva: 13 de novembro
Emef Professor Adolfo: 4 de novembro
Emef João Cândido de Moura: 25 de novembro
Emef Rui Ramos: 26 de novembro
Emef Osvaldo Cruz: 27 de novembro