Oito escolas já agendaram sua participação no Festival Estudantil de Música de Venâncio Aires. O evento é realizado em dois momentos. Em um primeiro, ocorre a seleção dos representantes dentro do educandário e, em seguida, os selecionados participam da final programada para 10 de outubro. As instituições de ensino ainda podem se inscrever junto à Secretaria de Cultura e Esportes.
Segundo o assessor administrativo da pasta, Saul Zart, promover o Festival Estudantil é uma forma de incentivar que a cultura da música seja mantida, também, dentro das escolas, além de ser um momento para descobrir novos talentos. “Aquelas escolas que não vão promover a etapa interna, mas possuem um aluno que tenha interesse de participar, podem contatar uma escola próxima que vai realizar ou falar com a equipe da Secretaria que auxiliamos”, explica Zart.
Um decreto no valor de R$ 6 mil foi aprovado para custear despesas com sonorização e premiação na final do concurso. Na etapa interna, os estudantes recebem troféu apenas de 1° lugar e os que ficam em 2° e 3° lugares recebem certificado de participação. Somente na final, em outubro, os três primeiros colocados recebem troféu em cada uma das categorias – anos iniciais, anos finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e bandas. “Caso a escola possua apenas uma banda, ela pode ir direto para a final representar o educandário, sem precisar passar pela seleção interna”, observa o assessor.
Escolas confirmadas
Etapa com data definida:
Frida Reckziegel – 15 de agosto
Cristiano Bencke – 23 de agosto
Sebastião Jubal Junqueira – 28 de agosto
Datas a definir:
Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
Cônego Albino Juchem
Monte das Tabocas
Mariante
Emef Cidade Nova