O venâncio-airense Gean Paulo Naue, de 29 anos, lançará o seu segundo livro autoral, na Capital Nacional do Chimarrão, neste sábado, 20. E o local escolhido para o lançamento de ‘Menores que o céu’ tem uma relação mais do que especial com o escritor: será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, onde Gean estudou entre 1999 e 2007, da 1ª até a 8ª série. O livro traz 11 contos e tem as crianças como protagonistas. Conforme Gean, não trata exatamente sobre a escola, mas é uma homenagem ao educandário. “Como todos os protagonistas são crianças e muitas das histórias estão ambientadas em escolas, foi natural homenagear a Odila. Afinal, é como se eu olhasse para as crianças dos contos e lembrasse: onde eu estava quando tinha a idade delas? A resposta é: na Odila.”
A dedicatória do livro faz menção aos professores e à comunidade escolar. “Aprendi a ler e a escrever na Odila. Então, se hoje eu tenho condição de escrever um livro, é porque alguém me ensinou e isso também aconteceu na Odila. O primeiro livro que li na vida também foi lá e foi nela que comecei a escrever as primeiras coisas, em folhas de caderno, oferecendo aos colegas para lerem. Então, a Odila está bem presente nessa obra de muitas formas.” Devido a essa relação, Gean Naue decidiu lançar o livro de contos na escola do bairro União, especificamente na sala de aula em que cursou a 1ª série. O evento será às 16h. A obra pode ser adquirida no local por R$ 45 ou pelo site da Editora Urutau, por R$ 52, com frete incluído.
Os contos
Entre os assuntos que pautam os 11 contos do livro, estão o bullying no período escolar, o racismo, a pedofilia, o machismo, o desenvolvimento da sexualidade, o abandono de menores e a descoberta de configurações de uma vida adulta.
“É um trabalho de reconhecimento, de valorização da escola e dos professores. Ficamos muitos lisonjeados e orgulhosos. O lançamento do livro é um marco importante, principalmente pelo gesto de reconhecer e valorizar onde tudo começou, o que nos deixou muito felizes.”
MÁRCIA HINTERHOLZ HICKMANN – Diretora da Emef Odila Rosa Scherer