Os escritores de Venâncio Aires avaliam a possibilidade de criar uma associação no município. A informação foi confirmada durante o programa Conversas de Fato, da Terra FM 105.1, no sábado, 13. Segundo Rosmeri Menzel, uma das lideranças dos escritores locais, foram contatadas outras associações que possam servir de base ou nortear a criação da entidade. Ela destaca ainda que, havendo um consenso sobre o assunto, será criado um estatuto específico onde constarão as regras de organização e funcionamento.
Rosmeri lembra que os escritores venâncio-airenses se tornaram um grupo, o Coletivo Littera, em 2021, durante os preparativos para a Feira do Livro daquele ano, mas que o movimento iniciou antes. “Os escritores, que até 2019 não mantinham contato tão frequente, perceberam a necessidade de se fortalecer como um coletivo, importante para a comunidade e a cultura local. Assim, foi ampliado o número de reuniões presenciais, possibilitando um debate amplo entre os membros, visando estabelecer a melhor maneira de constituir a associação.”
A autora destaca que a criação da associação não deve impedir a continuidade do coletivo. “O Coletivo Littera [literatura/letra em latim] abrange escritores que escrevem, transcrevem ou anotam, e autores, criadores de obras literárias. Não necessariamente será encerrado, uma vez que a intenção da associação poderá ser a reunião de apenas criadores de obras literárias ou não. Esta é uma questão tênue e que será devidamente abordada durante as próximas reuniões.”
Evolução
Rosmeri menciona que, com uma associação devidamente constituída, será ampliada a capacidade de ação dos membros, possibilitando parcerias com o poder público e organizações que financiam ações na área. “Aumenta a representatividade e a defesa mútua de interesses. Já participamos da Feira do Livro local, inclusive com banca exclusiva, desde 2021. Saraus, eventos literários e divulgação de autores, tanto aqui como em outras cidades. Este movimento tende a ser ampliado.”
A escritora destaca ainda que, assim como o Coletivo Littera nasceu com o objetivo de fortalecer os escritores como grupo, a associação tem o mesmo propósito. “Nós percebemos numa evolução crescente e constante. Passamos a trabalhar a literatura local de forma mais conjunta e, sendo assim, nos reconhecemos dentro de um grupo com pontos de vista diferentes e opiniões diversas, o que é necessário, porém desafiador. A partir do reconhecimento dos escritores como associação, ponto essencial no momento, será possível elencar outros objetivos mais específicos.”
“A cultura, no geral, precisa ser mais apoiada e incentivada, tanto pela comunidade, como pelos órgãos públicos e empresas. No segmento da literatura não é diferente. Porém, temos que estar devidamente estruturados para ir em busca de apoio e de sugerir ou participar em novos projetos.”
ROSMERI MENZEL – Escritora
80 – é aproximadamente o número de escritores identificados em Venâncio. No grupo estão, por exemplo, pessoas que já publicaram obras literárias, jornalistas, professores, estudantes e quem também escreve de forma amadora.