Venâncio Aires - Um dos maiores escultores do Brasil, João Bez Batti, 84 anos, estará em Venâncio Aires neste sábado, 18. Acompanhado da esposa, Maria Schirley Ohlweiler, o casal receberá uma homenagem no Clube de Leituras.
Nascido na Capital do Chimarrão, mas morando em Bento Gonçalves há mais de cinco décadas, Bez Batti é conhecido nacionalmente e em vários países pelo trabalho com o basalto. São mais de 60 anos de carreira e dezenas de exposições. No mês de setembro, a Folha do Mate contou a história do artista, após entrevista feita na casa dele, na Serra gaúcha. O material também rendeu um minidocumentário, que pode ser assistido no canal Terra Play, no YouTube.
A iniciativa do encontro no fim de semana foi da responsável pelo Setor Cultural do Clube de Leituras, Voní Eidt, a partir de uma conversa com o artista, e pelo presidente do Leituras, Telmo Kist. Conforme Voní, o Clube propôs a homenagem por reconhecer na arte um dos pilares de sua existência e por valorizar talentos da comunidade. “Essa é a razão de receber Bez Batti e celebrar a trajetória de um dos maiores expoentes da escultura nacional e internacional. Ele e a esposa, também venâncio-airense, inspiram com sua história, já que ela foi rainha do Carnaval e juntos participaram das atividades no Clube. A homenagem celebra a trajetória do casal, que une arte, beleza e pertencimento, um tributo à arte e ao amor que os une à vida e a Venâncio”, destacou Voní.
A atividade será para convidados e começa às 9h, incluindo apresentações artísticas e almoço.