
Venâncio Aires - Está confirmada para o dia 25 de março a realização do espetáculo Paixão de Cristo Messias da Paz, na Travessa São Sebastião Mártir, no Centro de Venâncio Aires. A apresentação retorna à Capital do Chimarrão oito anos depois — a primeira e única vez da peça em solo venâncio-airense foi em 2018. A apresentação será gratuita e aberta à comunidade.
A organização fica a cargo da SH Produtora, de Saul Zart, em parceria com o Teatro Social do Tio Tony, de Teutônia, que é comandada pelo produtor de teatro Antônio Lopes. “É uma oportunidade que nós estamos dando para as pessoas de Venâncio Aires que não têm a possibilidade de assistir à atração em cidades vizinhas”, afirma Zart. A peça já é tradicional, com apresentação em outras cidades da região.
Segundo Lopes, o teatro social já realizou outros espetáculos na cidade nos últimos 15 anos, com o Luzes do Deus Menino em 2014, quando lotou, com milhares de pessoas, o Parque Municipal do Chimarrão. A peça ainda teve reapresentações nos anos posteriores, sequência que terminou por conta da pandemia de Covid-19.
Paixão de Cristo Messias da Paz
A obra foi escrita em 1999 por Antônio Lopes. Como conta o autor, o objetivo é trazer acontecimentos históricos da vida de Jesus Cristo. “A gente quer sair um pouco da questão religiosa. Para nós, o importante é a história de Jesus. Quem foi Jesus? O que Ele fez, de que forma Ele impactou a humanidade? Pois tudo que Ele falou segue presente e atual”, avalia.
O enredo, que tem duração aproximada de 1h15min, começa com Jesus no deserto, durante o período da Quaresma. “Tem as tentações de demônios no deserto. São cenas muito lindas, porque tem bastante arte, bastante teatro com os demônios em torno de Cristo e Ele, com a Sua luz toda soberana, passa por cima de todas aquelas tentações”, descreve.
Além disso, são contados alguns milagres e perseguição, prisão, condenação, morte e ressurreição. “Eu acredito que as pessoas terão um momento de arte maravilhosa”, projeta. A iluminação cênica será a Marca Produções Culturais, de Montenegro, que, segundo Lopes, é uma das melhores do estado no ramo. A organização conta com recursos da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. O patrocinador máster é a Tabacos Marasca. O projeto ainda tem o apoio do Arroz Prato Fino.
Busca por atores
- O elenco é composto por, pelo menos, 50 atores. Por isso, a organização do espetáculo agora atua ativamente na procura de pessoas interessadas em integrar a apresentação.
- “Não precisa ser profissional, pode ser amador, porque nós vamos fazer oficinas de teatro e vamos preparar todas as pessoas interessadas em participar. Nós já temos um grupo com alguns integrantes, mas precisamos de mais pessoas. É gratificante para quem assiste, mas para quem participa do teatro é uma coisa muito emocionante”, ressalta Zart.
- Os ensaios devem começar em fevereiro. Serão 10 encontros, aproximadamente.
- Interessados devem entrar em contato com Saul Zart pelo telefone 998936518 ou procurá-lo nas redes sociais.