A partir desta sexta-feira, 10, Mato Leitão sedia a 13ª Exposição Estadual de Orquídeas – Laelia purpurata. A movimentação no ginásio de esportes da Seubv, no Centro, inicia hoje com a organização do espaço durante a tarde. Já o recebimento das plantas para julgamento começa na noite desta quinta-feira, 9, e segue amanhã pela manhã.
Segundo o presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado, Silvio Jaeger, a expectativa é de que mil plantas, originárias de praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul, estejam expostas durante os três dias de evento. Desse total, aproximadamente 500 são de orquidófilos que integram o Nova.
“A expectativa é boa, mas, ao mesmo tempo, é uma incógnita, porque é a retomada após essa leve abertura da pandemia. É tudo novo”, comenta Jaeger. Ele ainda avalia que o principal desafio para realizar a atividade não é se adaptar aos protocolos sanitários vigentes. “O principal desafio é as pessoas entenderem que elas podem ir na exposição, que podem aproveitar para sair de casa e relaxar, porque elas estarão em um ambiente seguro, que os organizadores vão cumprir o que é exigido”, salienta.
Nesse sentido, ele convida o público a apreciar a beleza e o perfume das orquídeas durante os três dias de exposição. “Queremos convidar as pessoas para prestigiarem a nossa exposição. Ela estará muito bonita”, destaca. Jaeger ainda lembra que o evento realizado em Mato Leitão é um dos maiores do estado.
“Temos uma tradição de receber bem as pessoas e a expertise em fazer a exposição estadual, por isso a cada ano ela toma um corpo maior. Tanto que virou festa”, menciona, ao se referir à Festa das Orquídeas. A quarta edição do evento realizado pela Prefeitura de Mato Leitão está agendada para ocorrer em 2023, mesmo ano em que será realizada, novamente, a Exposição Nacional de Orquídeas no município.
O acesso à exposição de orquídeas é gratuito. Na entrada do ginásio da Seubv, onde a exposição será realizada, será exigido comprovante de vacinação (carteira física ou virtual). Além disso, é necessário utilizar máscara no local.
“A nossa expectativa é que seja um evento com bom público, bonito e perfumado, como sempre é a exposição de orquídeas. Queremos fazer um grande evento, como sempre foi. O Nova sempre fez boas e belas exposições.”
SILVIO JAEGER – Presidente do Nova
Público
De acordo com Jaeger, o Nova já recebeu a confirmação de quatro excursões para o domingo, 12, vindas de Santa Rosa, Porto Alegre, Montenegro e uma com moradores de Ijuí e Ajuricaba. A exposição que ocorre neste fim de semana na Cidade das Orquídeas é a quarta que está sendo realizada no Rio Grande do Sul, sendo a primeira de âmbito estadual.
As outras três, que ocorreram em Santa Cruz do Sul, Gramado e Rolante, tinham abrangência regional. Além das orquídeas em exposição, haverá quatro orquidários comercializando as flores e a presença de duas integrantes do Nova que produzem e vendem outros tipos de plantas.
Durante o evento também será eleita a planta mais popular da exposição, por voto do público. “Cada planta vai ser numerada e cada pessoa poderá depositar o voto na urna. A orquídea com maior número de votos vai receber um troféu especial como melhor planta – voto popular”, explica o presidente do Nova. A abertura oficial da exposição será realizada no sábado, 11, às 10h. O evento organizado pelo Nova conta com o apoio da Prefeitura da Cidade das Orquídeas e da Federação Gaúcha de Orquidófilos.
Horários de visitação
• Sexta-feira, dia 10: das 17h às 21h
• Sábado, dia 11: das 8h30min às 20h
• Domingo, dia 12: das 8h30min às 18h
Outras atividades
• Na tarde desta sexta-feira, 10, ocorre o julgamento das plantas e, logo depois, a premiação dos vencedores. No domingo, 12, às 10h, haverá o conclave técnico da Federação Gaúcha de Orquidófilos. Neste mesmo dia, às 14h, será realizada a assembleia da entidade. Essas atividades são restritas aos integrantes das associações de orquidófilos.