As duas décadas da coluna Cultura Gaúcha, assinada pela escritora e jornalista Beatriz Colombelli, na Folha do Mate, estão em destaque no Museu de Venâncio Aires, com a exposição ‘Teu legado passou por aqui’. A mostra foi aberta na noite de terça-feira, 5, e segue até o fim de janeiro de 2024. Quem prestigiar a exposição poderá conferir diversas colunas, que registraram fatos importantes do tradicionalismo em Venâncio Aires, além de meios de comunicação antigos.
“A exposição é uma oportunidade para as pessoas se verem, relembrarem seus feitos e fatos. Os 20 anos da coluna são mérito de todos que estão nessas páginas. Se hoje estou aqui, é por vocês”, destaca a tradicionalista, que foi patrona dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, em 2021.
Diretor de Conteúdo da Folha do Mate, Sérgio Klafke observa que, ao longo das duas décadas, é possível acompanhar a evolução do tradicionalismo na Capital do Chimarrão, pelos textos assinadas por Beatriz. “Muitas entidades surgiram e pessoas fizeram história neste período e tudo isso está registrado nessas colunas. Faz 20 anos que a Beatriz escreve parte da história de Venâncio e esse legado vai ficar”, ressalta.
A secretária-executiva do Instituto Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore, também salienta a importância do registro histórico proporcionado pelo jornal. “Venâncio é a Capital do Chimarrão e tem a cultura gaúcha como algo muito forte. A Folha do Mate contribui muito com essa divulgação. A Beatriz é uma pessoa muito representativa”, elogia ela, que foi patrona da Semana Farroupilha deste ano e é a presidente da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim).
Saiba mais
- Localizado na rua Osvaldo Aranha, na esquina com a Barão do Triunfo, o Museu de Venâncio Aires atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, além de dois domingos por mês, conforme divulgação nas redes sociais do Museu.
- A coluna Cultura Gaúcha é publicada nas edições de sábado, da Folha do Mate. No espaço, são divulgados projetos, eventos, perfis de pessoas envolvidas com o tradicionalismo em Venâncio e que se destacam no cenário regional e estadual. A primeira participação foi na edição de 5 de dezembro de 2003. Na noite de ontem, Beatriz recebeu homenagem da Câmara de Vereadores, pelas duas décadas da coluna.