No dia 3 de setembro de 2013, Narci José Puhl deu início à realização de um projeto de vida. Quase uma década depois e cinco anos após seu falecimento, a esposa Eliana Maria de Moura Puhl e os filhos Denise e Denis concretizam o sonho do professor, com a publicação do livro ‘Páginas inacabadas’. Como ele mesmo registrou, no primeiro dos 60 textos que compõem a obra, faltava apenas o livro para se tornar um ‘homem realizado’, conforme o ditado. “Já plantei centenas de árvores, ‘fiz’ dois filhos, só resta escrever um livro”, mencionou.
As crônicas abordam memórias da vida de Narci, quinto filho de uma família de 13 irmãos, natural do interior de Mato Leitão. Depois de retornar do seminário, ele atuou por quase quatro décadas como professor de História, Filosofia e Ensino Religioso – o Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, a antiga Escola Agrícola (atual Wolfram Metzler) e a São Luiz, de Vila Santa Emília, estão entre os estabelecimentos onde lecionou. Além disso, Narci teve atuação importante junto à Igreja Católica em Venâncio Aires, especialmente no trabalho com jovens, nas décadas de 1970 e 1980, tendo liderado a criação da Caminhada dos Jovens de Venâncio Aires (Cajova), ideia que surgiu em uma conversa com Lúcio Konzen.
Os relatos que formam o livro só foram conhecidos pela família após o falecimento de Narci, aos 66 anos, vítima de câncer, em 27 de julho de 2018. “Sabíamos que o pai escrevia o livro, mas a pedido dele, só poderíamos ler quando ele morresse. O título já tinha sido definido por ele, ‘Páginas inacabadas’, pois iria escrever até quando pudesse”, comenta Denis.
De acordo com ele, a publicação do livro foi um projeto em família. Coube à irmã, Denise, digitar os textos que haviam sido escritos à mão pelo pai. Eliana foi a responsável por coletar as fotos que ilustram a obra e realizar a revisão dos textos. Já Denis desenvolveu o projeto gráfico e fez a editoração do livro.
Foram impressos 100 exemplares da obra, que será distribuída para familiares e pode ser adquirida ao preço de custo de R$ 25. “O objetivo não é vender, mas sim realizar o sonho do pai, um homem simples, que teve a vida dedicada à educação e um grande envolvimento com a igreja”, salienta Denis, ao lembrar que Narci foi festeiro da Festa de São Sebastião Mártir e também ministrou cursos de batismo.
Na parte final da publicação foram acrescentadas mensagens de familiares e amigos de Narci. O lançamento do livro será realizado, amanhã, durante o Encontro da Família Puhl, que ocorrerá em Mato Leitão.