Tradicionalmente, pescadores conduzem o andor com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes (Foto: Leonardo Pereira)
Tradicionalmente, pescadores conduzem o andor com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes (Foto: Leonardo Pereira)

Venâncio Aires - Vila Mariante, segundo distrito de Venâncio Aires, vai sediar, neste domingo, 1º, mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a celebração da padroeira da localidade. A programação inicia às 9h30min, com a chegada, pelo porto, da imagem da santa. Depois, estão previstas acolhida e bênção no santuário, próximo à rampa.

Por conta do calor, a organização prepara mudanças na procissão deste ano. Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, nessa sexta-feira, 30, a secretária e tesoureira da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, Teresinha Graef Martins, explicou que, como no ano passado a festa ocorreu em um dia muito quente, o trajeto, desta vez, será reduzido. Após a bênção, os fiéis seguirão até a igreja da comunidade, pela rua da frente. “Vai reduzir pela metade o trajeto”, projetou.

Depois da missa, haverá almoço. O valor do ingresso é de R$ 30 e o cardápio conta com galeto, arroz, maionese e salada verde. A expectativa é reunir cerca de 350 pessoas, número similar ao que foi registrado na edição de 2025. “Estamos muito bem preparados para receber todo mundo”, afirmou o presidente Roni Maria. À tarde, haverá música.

Simbolismo

Desde as grandes enchentes de 2023 e 2024, a Festa dos Navegantes ganhou novo simbolismo: de resistência e reencontro. “Quando houve a enchente de 2024, não sabia o que ia acontecer, mas a igreja tinha ficado de pé e o salão também, e, se isso aconteceu, algum motivo tem. É um local que a vila tem para encontro, é sempre um momento de muita emoção”, destacou Roni.

A edição de 2025, que superou todas as expectativas, para ele, foi um recado de que a comunidade ainda quer se reunir e matar a saudade, mesmo aqueles que precisaram deixar o segundo distrito após as cheias. “Uma comunidade não se resume a um monte de casas com gente morando perto, e, sim, às pessoas”, definiu Teresinha.

Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.