Volmir Martins está entre os homenageados no estilo música gaúcha (Foto: Divulgação)
Volmir Martins está entre os homenageados no estilo música gaúcha (Foto: Divulgação)

Venâncio Aires - O Festival A Mais Bela Voz, promovido pelo Clube de Leituras de Venâncio Aires, vai além de celebrar novos talentos. Em 2025, o evento também prestará homenagem a três músicos que deixaram marcas na história musical da região. Cada um deles dará nome a um dos troféus especiais entregues na noite do festival, que ocorre dia 24 de outubro, às 19h, no palco do Clube. As categorias Melhor Samba, Melhor MPB e Melhor Música Gaúcha receberão nomes de artistas que representam diferentes estilos e momentos da música venâncio-airense, reconhecendo as trajetórias e contribuições culturais (veja abaixo).

Para o presidente do Leituras, Telmo Kist, homenagear esses nomes é uma forma de reconhecer o valor dos artistas que fizeram da música uma missão de vida. “Cada troféu carrega uma história, uma lembrança e uma contribuição para a cultura local. São pessoas que inspiraram gerações e continuam presentes na memória musical de Venâncio Aires”. O Festival A Mais Bela Voz reunirá mais de 40 participantes nas categorias Clubinho, Amador e Profissional, com o acompanhamento da Clube Orquestra. A entrada é gratuita.

Homenageados

Troféu Albano Becker – Melhor Samba: Albano Becker (in memoriam), carinhosamente conhecido como Baninha, um homem que fez da música sua forma de vida. Desde jovem, integrou conjuntos musicais e mais tarde fundou o grupo ‘Os Anjos do Chuvisqueiro’, que animava festas e conquistava o público com muito samba e pagode. Becker era talentoso e versátil, tocava cavaquinho e guitarra, e vinha de uma família de músicos.

Troféu Waldemar Kaufmann – Melhor MPB: Cantor de voz marcante, Kaufmann foi campeão do Festival A Mais Bela Voz na década de 1970, além de ter integrado diversos grupos musicais. Atuou por mais de 12 anos na noite de Porto Alegre, como crooner, e foi integrante do grupo ‘Os Araganos’, além de ter feito história na banda ‘Vida Azul’, que animava bailes nas décadas de 1960 e 1970. Com repertório que transitava entre o samba, o bolero e o tango, cantou em português e espanhol, sendo reconhecido em todo o Vale do Rio Pardo.

Troféu Volmir Martins – Música Gaúcha: Volmir Martins (in memoriam), cantor, compositor e trovador nascido em Venâncio Aires. Conhecido pelo bordão “Ataca as égua, Salvador!”, se destacou tanto na música quanto na televisão. Durante carreira de mais de 20 anos, lançou quatro discos (Minha Estampa, De Campeiro a Cantador, Saudade do Interior e Ataca as Égua Salvador). Como apresentador, comandou programas na Band e no SBT. Ele faleceu tragicamente em 2018, aos 48 anos, em um acidente automobilístico.

Fonte: Assessoria de Imprensa Clube de Leituras.