Na edição do evento no ano passado, foram assados mais de cem costelões (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Na edição do evento no ano passado, foram assados mais de cem costelões (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Agendado para os dias 24, 25 e 26 de abril, o 2º Festival do Churrasco e Chimarrão terá como novidade, neste ano, a criação de uma estação destinada especificamente ao prato típico do Rio Grande do Sul. No espaço, devem ficar à mostra em torno de dez tipos de churrasco – desde o galeto até o costelão.

A informação foi divulgada ontem pelo presidente do evento, o rotariano Eduardo Heisler, durante o programa jornalístico Terra em Meia Hora, da rádio Terra FM. Segundo ele, o local será estruturado pelo Rotary Club Chimarrão, organizador do evento neste ano.
“Na estação do churrasco serão vendidas porções de sexta-feira até domingo à noite.

Então, quem for ao parque sempre vai ter churrasco”, explica. Heisler ainda observa que a ideia é conseguir criar um espaço semelhante voltado ao chimarrão, bebida típica de Venâncio Aires. Para isso, os membros do Rotary estão em tratativas com ervateiras, para viabilizar a participação delas na atividade.

O ingresso para participar do festival será gratuito nos três dias e apenas haverá cobrança de estacionamento. “Também estamos trazendo o assado dos costelões mais para a frente do parque. Assim, quem entrar já vai conseguir ver os costelões”, observa o presidente da segunda edição do festival.

FEIRA COMERCIAL

Segundo Heisler, os espaços da feira comercial já estão sendo vendidos. A atividade estará dividida em dois espaços. Dentro do Ginásio de Exposições, os estandes serão destinados à venda e amostragem de produtos. Já a área externa será voltada para exposições institucionais.

O evento ainda contará com atrações culturais, que estão em fase de definição, e a participação de quatro ou cinco food trucks, que oferecerão outros tipos de alimentos. O artesanato municipal também terá um local de destaque. “Nas próximas duas ou três semanas teremos a definição das programações”, pondera.

O festival ocorre na parte alta do Parque Municipal do Chimarrão, porque na área inferior será realizado outro evento (um rodeio). O objetivo dos organizadores é conseguir atrair visitantes de Venâncio e de municípios vizinhos. “Quando se trabalha em um evento desse porte não podemos pensar somente em Venâncio Aires. Óbvio que o público de Venâncio é o nosso norte, mas a gente já pensa em um público regional e estadual”, ressalta Heisler.

A expectativa é que cerca de 80 voluntários estejam envolvidos na organização do evento, incluindo os 38 companheiros do Rotary Club Chimarrão e os cônjuges. “Algumas pessoas de fora do Rotary também foram convidadas para fazer parte da comissão”, acrescenta Eduardo Heisler.

POSSÍVEIS HORÁRIOS 

Sexta-feira
• 17h – Abertura da feira comercial
• 18h – Abertura oficial do Festival do Churrasco e Chimarrão
• 22h – Encerramento da feira comercial
• 1h – Encerramento
por volta da 1h – Encerramento do festival

Sábado
• Evento inicia às 10h e segue até por volta das 2h, dependendo das atrações artísticas

Domingo
• 8h – Início do festival
• 10h – Abertura da feira comercial
• Entre 18h e 19h – Encerramento do festival e da feira comercial