Chegou o mês do Carnaval. Nos bastidores, o ritmo é acelerado. Com menos de um mês para os desfiles na Rua Grande, agendados para os dias 22 e 24 de fevereiro, as escolas de samba de Venâncio Aires já preparam fantasias e, realizam, semanalmente, os ensaios. Neste ano participam: Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo Guarani, Imperatriz Cultural, Associação Carnavalesca Escola de Samba Malandros do Ritmo e Unidos da Vila Freese.
A previsão é que, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), cada escola – com mais de um ano de atuação – receba R$ 30 mil. Até o momento, as escolas já receberam R$ 14 mil, recurso que possibilita, para grande parte, a confecção de fantasias e carros alegóricos. A estimativa é que o restante do valor seja repassado até os dias de desfile.
Desde 2013, o Carnaval do município não é mais competitivo. Com intuito de inovar, a Liga do Samba de Venâncio Aires (Lisva) promove neste ano o ‘Troféu Rua Grande’. A premiação irá avaliar 11 categorias: comissão de frente, mestre sala e porta-bandeira, porta-estandarte, passista, alegorias, samba-enredo, fantasias, rainha, bateria, enredo e harmonia. A forma de avaliação, se por júri técnico ou voto popular, ainda não foi definida. O objetivo é que a premiação seja entregue em março.
Panorama nas escolas
NÉGO
De acordo com Jaqueline Gonçalves dos Santos, diretora de Carnaval da Acadêmicos do Samba, escola da Associação Négo, serão cerca de 200 pessoas que participarão das duas noites de desfile em Venâncio Aires pela escola. Para a avenida, o Négo levará o tema ‘Em se plantando tudo dá: A força e a importância do meio rural’, sendo assim, vai trabalhar a agricultura na avenida, bem como as agroindústrias, os órgãos responsáveis e demais atividades e ações municipais em torno do tema. Serão três carros alegóricos e dois tripés. Jaqueline explica que além dos recursos oriundos da LIC, repassados pela Secretaria de Cultura e Esportes, também é adquirida receita através de eventos promovidos pela própria escola. “Sempre procuramos fazer eventos diferentes na escola para atrair foliões, simpatizantes e comunidade em geral”, ressalta.
FIEL TRIBO
Na presidência da Fiel Tribo Guarani pelo terceiro ano consecutivo, Gabriel Luiz de Oliveira aposta que esse será um dos melhores Carnavais dos últimos anos para a escola. “No terceiro ano como presidente, aprendi com as minhas falhas e nesse ano tenho certeza que vamos conseguir fazer algo ainda melhor com o que aprendemos”, comenta. Em 2020, a Fiel irá levar a Osvaldo Aranha aproximadamente 200 integrantes que trabalharão o tema ‘A evolução do lixo’. Ao todo, serão três carros alegóricos, sem contar a parceria com uma escola de samba de Roca Sales.
IMPERATRIZ
Criada em 2019, a Imperatriz Cultural tem como objetivo promover um desfile, a partir do tema ‘O mundo da fantasia’, para toda a família. Essa é a única das cinco escolas que não irá receber recursos da LIC, isso porque, quando o projeto foi cadastrado, a escola ainda não havia sido fundada. O presidente Jaime Monteiro conta que tenta ‘driblar’ as dificuldades com apoio dos voluntários da Imperatriz. “Para algumas coisas é necessário que a gente tire do nosso próprio bolso”, complementa. Serão, ao todo, 80 integrantes e três carros alegóricos.
MALANDROS
O presidente da Malandros do Ritmo, Rogério Seibt, afirma que 95% das fantasias estão prontas para o Carnaval. Com o tema ‘Nesta Festa Colorida, Malandros dançam a Vida’, a agremiação tem como objetivo propor uma grande festa na avenida com diferente estilos musicais que devem fazer parte das alas compostas por 140 integrantes, aproximadamente. Serão cinco carros alegóricos e dois tripés. Seibt ressalta que além dos recursos recebidos através da LIC, a escola também realiza atividades desde o final do Carnaval de 2019 para arrecadar dinheiro.
A Malandros do Ritmo também anuncia que irá desfilar nos dias 28 e 29 de fevereiro, em Rivera. No dia 6 de março, os principais destaques participam do desfile em Porto Alegre com a escola Fidalgos e Aristocratas.
UNIDOS DA VILA FREESE
Com o tema ‘Chegada do Afro negro e o pescador’, a Unidos da Vila Freese estará com cerca de 130 integrantes na rua Osvaldo Aranha. O presidente, Guiomar da Rosa, o Guita, pontua que a quantia repassada através da LIC não é suficiente para fazer todo o Carnaval, “mas sempre passamos algumas dificuldades no início e depois tudo dá certo e sai um Carnaval bem bonito”, diz. Além disso, a escola também promove eventos para arrecadar recursos.
Solidariedade na Avenida – Com iniciativa da Malandros do Ritmo, as pessoas que irão prestigiar o desfile estão sendo convidadas a levar um quilo de alimento para a rua Osvaldo Aranha que deve ser, posteriormente, repassado ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O recolhimento será feito entre os desfiles.
Ensaios das escolas
- Acadêmicos do Samba Négo – os ensaios ocorrem sempre nas sextas-feiras e sábado, a partir das 20h, na sede do Négo, no bairro Cidade Alta.
- Fiel Tribo Guarani – os ensaios ocorrem de terça a sexta-feira, a partir das 20h, no Edmundo Feix.
- Imperatriz Cultural – os ensaios ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 20h às 22h, na Associação Esportiva Aviação, ao lado do condomínio Pôr do Sol.
- Malandros do Ritmo – os ensaios ocorrem sempre nas segundas e quartas-feiras, a partir das 20h, no Clube de Leituras.
- Unidos da Vila Freese – os ensaios ocorrem sempre nas terças e quintas-feiras, a partir das 21h30min, na Associação de Moradores da Vila Freese.
*Ensaios são abertos ao público em geral.
LEIA MAIS: Lisva define ordem de desfile das escolas de samba de Venâncio