Nesta sexta-feira, 11, o grupo Die Schwalben esteve em festa, comemorando os 37 anos de fundação e atividades. O principal objetivo do grupo é a cultura através da dança e, além disso, a entidade realiza desde 1999 campanhas comunitárias com arrecadações de agasalhos, sangue, leite, fraldas geriátricas, tampinhas e lacres que beneficiam muitas pessoas e são intensificadas no mês de aniversário do grupo.
Agora, com restrições impostas pela pandemia, o grupo realiza apenas encontros virtuais, já que as atividades de dança não são possíveis. Porém, mesmo assim, a entidade não parou. Os projetos sociais seguem acontecendo. “Para nós, é importante fazermos essas ações solidárias. Não somos somente um grupo de danças”, relata Adriana Cássia Becker, uma das integrantes da entidade. Quando os ensaios presenciais retornarem, o grupo volta a frequentar o auditório do Colégio Gaspar, já que não tem sede própria.
Os protocolos de prevenção à Covid-19 também impediram que muitos eventos tradicionalmente realizados pelo grupo acontecessem no ano passado e neste ano, como a Schwalbenfest, realizada em outubro, e o Café de Aniversário, organizado em junho. O Festival de Danças, que ocorre a cada dois anos, em maio, também teve que ser cancelado.
Atualmente, a coordenação da danças é de responsabilidade do casal Junior Becker e Simoni Turcatto, nas categorias oficial e casais. O presidente do grupo é Leomar Felten.
Novo projeto
No momento, o grupo trabalha com um novo projeto em alusão aos 40 anos, que serão comemorados em 2024 e, também, no mesmo ano, os 200 anos da imigração alemã no Brasil. “Nossa intenção é fazer algo maior, que envolva o resgate da cultura, das histórias e apresentar uma grande pesquisa que já iniciamos”, afirma Adriana.
- São 34 integrantes do grupo Die Schwalben atualmente.
- Os interessados em conhecer mais sobre o grupo e acompanhar suas atividades podem acessar a página no Facebook: Die Schwalben, ou o perfil do Instagram @dieschwalbengrupo.
Fundação
• O grupo Die Schwalben foi fundado no dia 11 de junho de 1984, como forma de homenagear e preservar as tradições alemãs das comunidades de Linha 17 de Junho e arredores. Mais tarde, pessoas de outras localidades e também da cidade passaram a integrar o grupo.
• A entidade já realizou apresentações em muitos eventos do Rio Grande do Sul e também em outros estados. Além disso, em 2016 os integrantes realizaram uma turnê de apresentações na Alemanha e na Áustria.
LEIA MAIS: