O Carnaval do Interior de Venâncio Aires é uma das maiores tradições nas localidades e um dos eventos que mais mobilizam as comunidades e as turmas de jovens, ou as ‘juventudes’, como são conhecidas no município.
São essas juventudes, com grupos devidamente organizados, que ajudam as comunidades às quais pertencem, mantendo a tradição e a cultura do interior de Venâncio. Um exemplo é a Juventude de Linha Cecília (Julice), cuja atuação começou em paralelo ao Carnaval, mas também vai além dele. Ainda que de formal informal, a história dela teve início muito antes dos primeiros registros oficiais em ata, que datam de 1985, e remete à criação do bloco Imperadores da Folia, em 1973.
Segundo relato de ex-integrantes (Beatriz Vogel, Carla Winckelmann, Silvia Jantsch, Rudi José Wolschick, Marcelo Lincke e Susane Stertz), as atividades realizadas na juventude nos anos 1970 eram similares às atuais, com festas promovidas pelas comunidades e torneios esportivos (vôlei, futebol de campo e futebol de salão). Isso não apenas em Linha Cecília, porque outras comunidades tinham suas juventudes, como Vila Palanque, Alto Sampaio, Linha Andréas, Linha Brasil, Linha Travessa, Linha Tangerinas e Linha Harmonia da Costa, por exemplo, muitas delas atreladas às paróquias católicas.
Festas de ontem e de hoje
Os participantes mais antigos contam que era realizado um baile noturno, por juventude, no ano e a época da realização variava. Naquela noite, eram eleitas a rainha e as princesas do baile, na qual cada grupo tinha a responsabilidade de colocar uma candidata. Algumas vezes também foi realizada a escolha do melhor casal de valsa. Essas festividades aconteciam em paralelo com todas as comemorações de Carnaval.
Com o passar dos anos, as festividades passaram a ser denominadas de ‘Festa da Primavera’ e sempre houve um rodízio entre as juventudes participantes, em que cada ano uma comunidade organizava uma festa com tarefas de gincana, escolha de casal da festa e, ao final, com alguma animação (banda ou DJ). Esta festividade teve a última edição em 2019.
Além dos torneios e festas, com os recursos arrecadados nos eventos, os associados (que sempre pagaram mensalidade) passaram a fazer viagens anuais, a maioria para o litoral do Rio Grande do Sul. Os antigos participantes da Julice ainda contam que, antes dos anos 2000, aos domingos, eram feitos encontros semanais no salão da sociedade para jogar ping-pong (numa mesa comprada pela juventude), conversar e rever os amigos. Ou seja, desde sempre, o grupo de jovens foi fundamental para manter o contato o ano inteiro e não apenas na época de Carnaval. No Dia das Mães, eram feitas homenagens a todas as mães da comunidade.
Em função dos grupos do bloco Imperadores da Folia e da Julice serem formados basicamente pelas mesmas pessoas, há cerca de 15 anos houve a unificação, especialmente para a organização financeira da entidade. Atualmente, a Julice promove encontros anuais entre sócios, eventos como torneio, galinhada para a sociedade de Linha Cecilia e festas de São João.
Julice conta com 24 associados
Atualmente, a Juventude de Linha Cecília conta com 24 associados e é presidida por Murilo Becker, de Linha Brasil, eleito no fim de 2023. Ele integra a Julice desde 2020 e faz parte do Imperadores da Folia desde 2016. “Dos integrantes, a maioria reside na cidade, mas buscamos nos reunir sempre em Linha Cecília para tomar as decisões referentes a nossos eventos. Mesmo não tendo o vínculo diário com a comunidade, buscamos dar sequência a essa tradição, já que vem de muitas gerações e há integrantes com mais de década fazendo parte disso”, destaca Becker.
Dos 24 integrantes, ele conta que todos são muito ativos nos eventos, bem como no Carnaval. “Temos uma diretoria que fica responsável pela organização dos bailes, praia, pizzaria, pastelada e demais eventos que promovemos ao longo do ano. Todos os valores arrecadados são utilizados para realização dos eventos, integração e momentos de diversão do grupo.”
O presidente da Julice ressalta ainda que ela se constitui de um grupo que compartilha do desejo de auxiliar a comunidade que pertence, bem como manter a tradição e cultura do interior do município. “Temos por costume realizar encontros mensais com as mais variadas finalidades, sendo que o bloco Imperadores da Folia é uma das pautas frequentes da Julice, já que os membros participam ativamente do Carnaval do Interior de Venâncio Aires.”
O baile de Carnaval em Linha Cecília está marcado para o dia 24 de fevereiro, o que também será especial para o bloco, já que a atual rainha do Carnaval Adulto do Interior, Samanta Ferreira, é integrante do Imperadores da Folia e da Julice.