Entre as linhas da poesia, Leandro José de Souza, 32 anos, consegue expressar os sentimentos. Há mais de 10 anos, ele faz acompanhamento psicológico no Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) e com ajuda das psicólogas começou a usar a escrita para falar sobre o que sentia. No dia 30 de junho, Souza lançou seu primeiro livro, ‘Poesia Simples’, na biblioteca Mar de História, do Caps II.
O escritor é tímido e, por isso, decidiu colocar em papéis seus pensamentos. No livro, são 27 poesias sobre amor, mas em casa ele tem mais guardadas. “Foi difícil escolher quais eu colocaria e quais deixaria para uma próxima. Mas no fim deu certo”, comenta. Foram 100 exemplares impressos.
Escrever se tornou uma terapia, conforme Souza, que não imaginava que um dia lançaria um livro. Segundo ele, o processo de escrita ajudou no tratamento de depressão. “Esse lançamento, as pessoas que vieram prestigiar, tudo isso me incentiva a continuar. Estou feliz”, afirma.
No futuro, o autor pretende escrever um livro de contos, mas ainda se prepara para isso. “Também acharia legal ter uma banda que quisesse usar minhas poesias para fazer música, pois são todas sobre amor. Podíamos fazer uma parceria”, propõe.
INCENTIVO
Souza escreve poesias há 4 anos e um dia mostrou para as psicólogas do Caps II. Elas motivaram ele a continuar e a mostrar para a bibliotecária Rosaria Garcia Costa, da Biblioteca Municipal Caá Yari, que realiza um projeto de leitura semanal no Caps. “Em janeiro, o Leandro foi na biblioteca e mostrou para mim as poesias. Eu achei muito lindas, porque não é qualquer pessoa que consegue fazer poesias, eu mesma não sei. É um texto mais sentimental”, compartilha Rosaria.
A contadora de história organizou o lançamento do livro de Souza. Ela e o escritor porto-alegrense Pedro Marodin recitaram poesias do novo escritor e de outros autores. O evento também contou com a participação de outros usuários do Caps e profissionais da unidade.
- O Livro ‘Poesia Simples’ é comercializado por R$ 7. Interessados podem adquirir no Caps II ou pelo Facebook do escritor. Os exemplares também estão disponíveis na Biblioteca Pública para empréstimos.