Com o objetivo de criar um produto diferente, a artesã Lúcia Regina Vaz Pinto, 53 anos, decidiu se dedicar exclusivamente à confecção de personagens. Há cerca de cinco anos ela alia a paixão pelo artesanato aos bonecos e com talento transforma arte em alegria e diversão para as crianças.
O talento que vem de criança precisou apenas ser adaptado, pois desde pequena Lúcia sempre foi fã de bonecas de pano. Natural de Rio Pardo, ela conta que o amor surgiu pelo incentivo da família. “Eu tinha uma tia que dava bonecas de pano. E fui criando o gosto.”
Há 13 anos Lúcia mora em Venâncio Aires. Ela conciliava as atividades do salão de beleza da qual era proprietária e o artesanato. Os personagens até eram confeccionados, porém, ela atendia apenas pedidos e a arte ficava em segunda opção. Com a mudança para o interior, é em Linha Travessão Mariante que hoje ela se dedica exclusivamente ao artesanato. “São peças 100% feitas a mão, personagens e bonecas de feltro com características próximas aos bonecos dos desenhos animados”, comenta.
Além de trabalhar com encomendas, os personagens são vendidos para serem utilizados em decorações de festas e nas casas. Além dos bonecos e personagens, Lúcia confecciona guirlandas e porta maternidade, também de feltro.
CURSOS
A tecnologia é uma aliada da confecção dos personagens e bonecos. Além de realizar inúmeros cursos on-line, inclusive com artesão de Portugal e de todos os cantos do Brasil, Lúcia assiste muitas videoaulas. “Acredito que sempre preciso estar atualizada. Sem contar que assisto bastante desenhos animados para estar por dentro das novidades”, frisa.
Lúcia confecciona personagens dos mais diversos e os mais vendidos são Frozen, Lol, Poderoso Chefinho e a Turma de Mônica. Todos são impermeabilizados e feitos a mão.
“Hoje é uma realização, amo o que eu faço. É uma terapia. Como não pude ter filhos foi na confecção dos personagens que me encontrei. É gratificante ver a alegria no rosto das crianças e ver elas identificando os personagens.”
LÚCIA REGINA VAZ PINTO
Artesã
Expectativa com a Feira de Artesanato de Natal
No ano passado, Lúcia recorda que a Feira de Natal rendeu boas vendas. “A gente sabe que esse ano as coisas estão diferentes, as pessoas estão mais reservadas. Mas os personagens são uma ótima pedida para presentear as crianças. Um presente diferente, com preço em conta e algo especial.”
A expectativa da artesã é de que as vendas com o Natal recuperam os ‘prejuízos’ ao longo do ano, visto que não foram realizadas feiras como em anos anteriores. “Nossa expectativa é boa, acredito que teremos um bom Natal, com boas vendas.”
O Departamento de Turismo agendou os sábados, 5 e 12 de dezembro, para as duas últimas feiras de artesanato do ano.
Com a temática do Natal, os artesãos integrantes do Programa Municipal do Artesanato participam das feiras com várias opções para presentear nas festas de fim de ano, além de utilitários, acessórios e peças decorativas. As feiras ocorrem no Calçadão da Praça Thomaz Pereira, das 8h às 17h. Conforme a coordenadora de Turismo, Angelica Diefenthaler, para os artesãos, as feiras são ótimas oportunidades de novos contatos e encomendas, divulgação e vendas. “A comunidade é convidada a prestigiar o artesanato local e principalmente, valorizar o trabalho feito a mão”, reforça.
LEIA MAIS:
Na madeira, inspiração e habilidade para a Feira de Artesanato de Natal
Programa Municipal do Artesanato realiza duas feiras de Natal em dezembro