Mato Leitão se prepara para a retomada dos eventos no próximo mês, após o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Para dezembro está agendada a realização do 14º Rodeio Crioulo do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, nos dias 4 e 5 de dezembro, no Parque Municipal das Orquídeas, e a 13ª Exposição Estadual de Orquídeas – Laelia purpurata, que ocorre de 10 a 12, no ginásio da Seubv.
O presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), Mato Leitão e Passo do Sobrado, que promove o evento, Silvio Jaeger, informa que a visitação do público durante a exposição serão observados os protocolos sanitários vigentes, como máscara, uso de álcool gel e distanciamento social.
Além disso, as pessoas deverão apresentar o comprovante de vacinação contra o coronavírus, seja a carteira de vacinação ou o certificado digital emitido por meio do aplicativo ConecteSUS. “Vamos seguir todas as medidas em vigor para evitar o contágio da doença. Essa será a terceira exposição do estado na retomada dos eventos e queremos fazer a melhor das exposições com toda a segurança possível”, destaca.
Segundo Jaeger, a programação prevê a chegada das plantas e o julgamento no dia 9 de dezembro. A visitação do público estará liberada na sexta-feira, 10, das 17h às 21h; no sábado, 11, entre 8h30min e 20h; e no domingo, 12, das 8h30min às 18h. A solenidade oficial de abertura do evento ocorre no sábado, às 10h.
Na edição deste ano, o Nova vai distribuir um total de 65 premiações. A Exposição Estadual de Orquídeas contará, novamente, com o apoio da Prefeitura. Além da visitação, durante a atividade o público terá a oportunidade de adquirir orquídeas, que são a flor-símbolo de Mato Leitão. A exposição tem ingresso liberado. (Fonte: AI Prefeitura)
Laelia purpurata
• É considerada a rainha das orquídeas brasileiras. A variedade de cores apresentadas pelas diferentes formas de Laelia purpurata é imensa. Há exemplares com labelos em tonalidades de roxo violeta, roxo bispo, vinho, avermelhado, branco, cada qual com sua nomenclatura botânica apropriada.