A partir de sábado, 6, até o dia 11 de maio, data de aniversário de 132 anos de Venâncio Aires, a comunidade terá oportunidade de ver e conhecer mais sobre a cultura e a história de uma entidade mais velha que o próprio município: o Clube de Leituras, que no último domingo, 30, completou 136 anos de fundação.
Chamada de ‘Clube de Leituras: a história da cultura que precede Venâncio’, a mostra está sendo montada no segundo andar do prédio, do lado esquerdo do salão principal. Através de pesquisas, entrevistas e busca de objetos durante mais de um ano, serão expostos quadros, painéis, fotografias e um piano, além da composição de um cenário de época, para representar as primeiras reuniões da então Sociedade de Leituras, em 1887.
Outras peças importantes também foram resgatadas, entre elas inúmeros troféus, resultados de participações em campeonatos de bolão. “Os troféus são uma marca de reconhecimento, um símbolo de conquista que relembra feitos de uma época de sucesso do bolão do Clube de Leituras”, comentou Voní Eidt, responsável pelo setor cultural do Clube e organizadora da mostra.
Para a exposição, foram usados suportes e estruturas sustentáveis, feitos a partir de materiais que já existiam no Clube. O Museu de Venâncio Aires também é parceiro, com a cedência de aramados e manequins, por exemplo, para expor vestidos de debutantes, de roupas temáticas dos bailes de Comenda da Bomba e vestidos de soberanas da Fenachim, entre eles de Roberta Gerhardt, que representou o Clube e foi rainha em 2000.
Durante a mostra, os visitantes poderão preencher folhas (em pranchetas) com mais informações e dados sobre o Clube. “Mesmo com toda a pesquisa e a busca que realizamos, há muita coisa que não conseguimos informações. Então queremos propor que tenha essa participação do público, porque se trata de um memorial em construção”, destacou Voní Eidt.
Saiba mais
• A abertura oficial da mostra será neste sábado, 6, às 19h. Até o dia 11 de maio, poderá ser conferida das 14h às 21h. A exposição é uma contrapartida pelo convênio assinado com a Prefeitura de Venâncio Aires (termo de fomento 2017/2023) e que permitiu o repasse de R$ 80 mil para instalação do elevador no prédio do Clube.