
Exposição e show de bandas de Venâncio Aires estão entre as atrações. Também será divulgada a programação do Vênus Rock Festival.
O Dia Mundial do Rock, lembrado no Brasil em 13 de julho, terá uma programação especial em Venâncio Aires neste domingo, junto ao Museu. Às 14h30min ocorre a abertura da exposição ‘Vênus Rock – o caminho dos palcos’. Segundo Leíne Bertotti, uma das organizadoras, a exposição foi pensada para agregar ao Vênus Rock Festival, que será retomado em 2025. “A gente queria trazer essa ideia de retorno do evento e nada melhor do que resgatar as raízes, colocar os holofotes em quem pavimentou a estrada até aqui. Pesquisando para montar a exposição, percebi que a história da cidade se confunde com a das bandas. O rock não foi só trilha sonora, foi movimento, encontro, voz ativa, criador de comunidade e de expressão.”
Ainda conforme Leíne, a exposição seguirá até 8 de agosto. “Vamos ter painéis contando a história cronológica das bandas da cidade, alguns instrumentos e várias lembranças físicas, como letras originais, cartazes, ingressos e recortes de jornal. Essa exposição é para lembrar, agradecer e continuar.”
Além da exposição, às 15h tem papo musical sobre a trajetória das bancas locais na sala de cinema do Museu. Participam os músicos Thomás Lenz e Sthephane Wagner, o sociólogo Fabrício Haas e o jornalista Rui Borgmann. Já às 17h haverá o lançamento oficial, com data e programação, do Vênus Rock Festival, um dos eventos musicais mais tradicionais do município e que chega à 13ª edição em 2025. Logo após, três bandas irão se apresentar em frente ao Museu: Ozzone, Cavalo de Coturno e Locomotiva Elétrica.