Museu nas escolas: iniciativa para estimular a valorização da história

-

Estudantes de seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) estão, desde a semana passada, recebendo a visita de integrantes do Museu de Venâncio Aires. O coordenador técnico de acervo, André Pinheiro, e o tesoureiro do Núcleo de Cultura, Flávio Seibt, são os responsáveis por desenvolver esse projeto junto às instituições.

Durante as atividades, os alunos, a partir de 10 anos, recebem informações sobre a história do Museu, sobre o que é um acervo e a importância da preservação do patrimônio. A ideia é, justamente, aproximar esses jovens do Museu.

“Queremos que eles criem o hábito e percebam a importância da preservação e valorização da história. Que eles aprendam que o Museu não é um depósito, mas sim, que ele guarda a história”, explica a coordenadora de projetos, Andrea Boufleur.

A atividade é referente à contrapartida do Museu pelo recurso de R$ 9 mil que recebeu por meio da Lei Federal Aldir Blanc, em dezembro do ano passado. O valor foi disponibilizado para auxiliar entidades por causa da pandemia de Covid-19. Esse projeto prevê a realização de dez palestras. Nas Emefs Otto Gustavo Daniel Brands, do bairro Brands, e Dom Pedro II, na Linha Hansel, os encontros ocorreram na última semana.

Sonho antigo

As minifranquias, com peças do acervo do Museu, estão sendo disponibilizadas durante alguns meses nas escolas (Foto: Divulgação)

Andrea comenta que realizar esse tipo de ação já era um sonho antigo, principalmente porque os estudantes de algumas de escolas, localizadas mais distantes da região central da Capital Nacional do Chimarrão, têm dificuldade de se deslocar até o Museu. Além das palestras, as instituições de ensino estão recebendo minifranquias, que permanecerão nos educandários entre quatro e cinco meses.

Segundo a coordenadora de projetos, são colocadas dentro dos expositores de vidro de cinco a seis peças com as quais os estudantes não têm muito contato, como máquinas de escrever e fotográfica, rádios e outros objetos. Os mostruários foram adquiridos por meio de recursos da Cooperativa Sicredi e o objetivo é que, depois que for finalizada a parte da prestação de contas do projeto cadastrado na Lei Aldir Blanc, essas estruturas possam ser levadas a outras escolas, principalmente as mais distantes do Centro.

A partir do ano que vem, as peças que estão expostas serão trocadas, para que os alunos tenham acesso a diferentes itens do acervo do Museu de Venâncio. Integrante da diretoria do Núcleo de Cultura e voluntário do Museu, Seibt conta que sempre teve o desejo de levar até as escolas peças em duplicidade no Museu para aproximar os estudantes.

“Precisamos que as pessoas venham visitar o Museu e os alunos estimulam as famílias a fazerem esse movimento. Visitar o Museu é uma cultura e aqui precisa ser implantado esse hábito”, destaca. Ele ainda ressalta que o Museu de Venâncio é mantido por meio de projetos e de leis de incentivo, por isso reforça a importância de empresas e pessoas físicas colaborarem com a manutenção desse espaço por meio de doações.

O Museu de Venâncio Aires está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. Além disso, o local também funciona em dois domingos por mês. Em dezembro, ele volta a receber o público no dia 19, das 15h às 18h. Escolas que desejam fazer visitas, devem agendar horário pelo telefone 3741-5713. Não há cobrança de ingresso.

Escolas beneficiadas

• Otto Gustavo Daniel Brands, do bairro Brands
• Dom Pedro II, de Linha Hansel
• Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União
• Cidade Nova, do bairro Cidade Nova
• Dois Irmãos, do bairro Aviação
• José Duarte de Macedo, do bairro Macedo



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido