Se a tendência de retomada gradativa de eventos continuar, após quase dois anos de suspensão por causa da pandemia da Covid-19, Mato Leitão deverá sediar ainda neste ano uma exposição de orquídeas, a flor símbolo do município. O assunto foi tema de reunião realizada na segunda-feira, 6, entre integrantes do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) e o prefeito Carlos Bohn.
Segundo o presidente da entidade, Silvio Jaeger, que assumiu o cargo em março do ano passado, a ideia é realizar o evento nos dias 3, 4 e 5 de dezembro. Ele relata que no último fim de semana, ocorreu em Santa Cruz do Sul a primeira exposição do estado desde janeiro de 2020 e, com isso, foi possível ter uma experiência. “Eles realizaram a primeira exposição após a pandemia, seguindo todos os protocolos sanitários. Percebemos que temos plenas condições de fazer o mesmo, realizar um evento com toda a segurança possível”, avalia.
Jaeger explica que, desde o início do ano, a diretoria do Nova está monitorando a situação da pandemia, levando em consideração o avanço da vacinação e os números de internações por causa do coronavírus, e decidiu aguardar até setembro para propor a data. Ele ainda ressalta que, durante a exposição em Mato Leitão, serão adotados todos os protocolos e cuidados necessários.
Na exposição de Santa Cruz do Sul, que ocorreu no Parque da Oktoberfest, o Núcleo de Orquidófilos participou com cerca de 80 plantas. Ainda neste mês ocorrerá uma nova exposição, desta vez em Gramado, na Serra Gaúcha.
Durante o encontro com o Nova, o prefeito Carlos Bohn se manifestou favorável à exposição, que deverá ser o único evento no município neste ano. “Acredito ser possível, sim. A organização precisará adotar todas as medidas necessárias garantindo segurança aos envolvidos e público”, destaca.
De acordo com o prefeito, a exposição poderá, inclusive, marcar a abertura da programação do Natal das Orquídeas, que novamente adotará um formato diferente. “A tendência é que aconteça e é importante por sermos a Cidade das Orquídeas”, observa. O chefe do Executivo também informou que a intenção é realizar a 4ª Festa das Orquídeas apenas em dezembro de 2023.
Saiba mais
• A última exposição de orquídeas em Mato Leitão ocorreu em dezembro de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Na oportunidade, o Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) realizou a 1ª Exposição Nacional de Orquídeas e, Prefeitura, a terceira edição da Festa das Orquídeas.
• Mais de 900 plantas, de 25 municípios do Rio Grande do Sul, participaram da exposição. Já o público na festa, que teve shows e outras atrações, superou 18 mil pessoas em três dias de programação.