O venâncio-airense Sérgio Leandro da Rosa teve um poema selecionado para compor o livro “Cinquentenário do 20 de Novembro em Textos”. O resultado foi divulgado no último dia 10. A atividade, que integra as comemorações dos 50 anos da criação do Dia da Consciência Negra, selecionou poesias, poemas e outras formas de texto que têm como tema o Cinquentenário do 20 de Novembro ou questões relacionadas à data.
Serão 50 produções textuais que fazem parte do livro e, conforme a organização do concurso, o lançamento da obra deve ocorrer ainda em 2021.
Conforme o autor, o poema selecionado traz um breve resgate sobre as lutas e o papel do povo negro brasileiro e sobre a importância de se trabalhar os princípios e as simbologia do 20 de novembro além do mês de novembro. “Por isso o título do poema: ‘Queria que novembro fosse o ano inteiro.’ Essa obra já escrevi em 2012. Ela faz parte do texto do meu espetáculo afro ‘Iya Dudu’ com o qual estou circulando pelo Estado” contou Rosa.
“Oliveira Silveira simboliza muito pra mim, ele e Luis Gama são minhas duas grandes referências naquilo que me propus deixar e oferecer para sociedade enquanto homem negro” frisou o produtor de conteúdos afros. Além disso, Rosa citou que nesse ano o 20 de novembro completa 50 anos, data pensada e idealizada pelo Grupo Cultural Palmares, liderado por Oliveira Silveira. “Então estar compondo essa coletânea de poemas em celebração ao cinquentenário do 20, me fortalece, me inspira e aumenta minha responsabilidade enquanto ativista, militante negro brasileiro. É muito gratificante fazer parte.”
Programação
No dia 20 deste mês, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, que busca exaltar a importância do povo e da cultura negra na construção do país e propor uma discussão aberta com toda a sociedade sobre o combate à discriminação e à desigualdade. Em 2021, comemora-se o Cinquentenário do 20 de Novembro. É por isso que o Rio Grande do Sul está mobilizado no oferecimento de diversas ações, que trazem a reflexão e o reconhecimento sobre a existência, a luta e a realidade do povo negro.
A programação, que está ativa desde maio de 2021, intensifica-se em novembro. Atividades de instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) se unem a uma multiplicidade de eventos, virtuais e presenciais, propostos por municípios, grupos e coletivos.