
Após ser exibido em escolas de Venâncio Aires, o curta-metragem ‘Okan Ijó’, do produtor e diretor venâncio-airense Sergio Rosa, também circulou por educandários de Santa Cruz do Sul em agosto. Foram oito escolas que receberam o artista em sessões comentadas, com o objetivo de tratar temas como a intolerância religiosa e o respeito às diferenças.
As escolas estaduais Ernesto Alves de Oliveira, Bruno Agnes, Goiás e Felippe Jacobs, e as escolas municipais Bom Jesus, Leonel de Moura Brizola, José Leopoldo Rauber e Dr. Guilherme Alfredo Oscar Hildebrand, tiveram 26 sessões comentadas.
Conforme Rosa, a maratona dialoga com os estudantes e professores a partir da exibição do filme temas como respeito as diferenças, pertencimento, acolhimento e afeto. O filme tem 23 minutos, mas as atividades duram em tono de uma hora. As atividades são gratuitas, tanto para estudantes quanto para as escolas.
Saiba mais
• O filme está disponível no YouTube, no canal Afro Cena.
• Lançado em abril, contou com financiamento da Lei Paulo Gustavo, e já foi assistido por mais de 3,5 mil pessoas em sessões presenciais.