Integrantes da Coat com professores das escolas que participaram do projeto Fábrica de Escritores
(Foto: Arquivo pessoal)
Integrantes da Coat com professores das escolas que participaram do projeto Fábrica de Escritores (Foto: Arquivo pessoal)

Venâncio Aires - Com mais de 20 anos de trajetória, a Organização Não Governamental (ONG) Consciência e Atitude (Coat) foi oficialmente reconhecida como Ponto de Cultura de Venâncio Aires. A certificação ocorre após participação no edital municipal da Política Nacional Cultura Viva (PNCV), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), realizado no final de 2024. A entidade recebeu certificação e o selo em dezembro de 2025.

A Política Nacional Cultura Viva reconhece entidades sem fins lucrativos da sociedade civil que desenvolvem atividades de base comunitária, certificando as mesmas como Ponto de Cultura. Estes espaços desenvolvem atividades em colaboração com outras entidades e agentes da comunidade, especialmente com escolas e instituições de ensino, bem como associação de moradores e outros que atuam nas bases comunitárias.

Segundo o coordenador da Coat, Djalma da Silva, a entidade recebe esse reconhecimento com alegria e entusiasmo, “reafirmando compromisso com o fazer cultural periférico e comunitário, entendendo a cultura como uma ferramenta de transformação e desenvolvimento social”.

Cultura Viva

Após o segundo edital, Venâncio registra um total de oito Pontos de Cultura. A Coat, conforme Silva, tem atuado também na ampliação do acesso ao Cultura Viva, divulgando informações, assessorando entidades e participando da criação de redes colaborativas.

A Coat ainda articulou junto ao Município em prol da boa gestão e aplicação dos recursos vindos do Governo Federal por meio da PNAB. A entidade auxilia entidades de outros municípios dos vales e participou da criação da rede dos Pontos de Cultura dos Vales, com a realização do 1° Fórum Regional de Cultura Viva, em Lajeado, no Afro Black, em outubro de 2025.

Encontros

Na primeira semana de janeiro, a entidade iniciou a formação da rede municipal dos pontos de Cultura. “A atuação em rede é uma característica da PNCV, buscando promover atividades coletivas entre os pontos e articulando com outros segmentos sociais, sempre em busca do fortalecimento das bases comunitárias”, destaca Djalma da Silva.

Todos os Pontos de Cultura certificados em Venâncio participaram de editais e receberam recursos oriundos do ciclo 1 da PNAB. Ainda este mês, Venâncio receberá os recursos do ciclo 2 da PNAB. Em fevereiro, a rede estadual realiza o fórum estadual da PNCV, em Rio Grande, já o fórum nacional será realizado em março, no Espírito Santo.

Interessados em participar da rede municipal ou regional de Pontos de Cultura, ou ainda para quem busca maiores informações sobre os fóruns estadual e federal, podem entrar em contato com Djalma da Silva pelo fone (51) 99566-2071.

Conforme o painel de dados da Política Nacional Aldir Blanc, Venâncio Aires já recebeu R$ 506,3 mil com a lei. Já foram distribuídos R$ 407 mil, ou seja, 80,35% do valor total.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.