Com as cores vermelho, preto e dourado, o bloco Os Noventinhas agita a localidade de Linha Marechal Floriano desde 1995. Antes deste nome, a localidade teve um primeiro bloco chamado Beija Flor, que esteve ativo entre 1985 até 1994. Com 43 integrantes de nove meses até 14 anos, o bloco participa ativamente das programações do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires e se destaca com uma galeria de 12 rainhas e 13 princesas eleitas na história do concurso que elege as cortes que representam os blocos infantis.
Um dos coordenadores do bloco, no cargo desde 1998, Jairo Bencke, 43 anos, afirma que o Carnaval Infantil é um importante movimento cultural da localidade. “Estimulamos o artístico nas pessoas, e com isso socializamos muito dentro da comunidade. Todos são muito bem acolhidos”, destaca o assessor administrativo da Prefeitura de Venâncio Aires.
Também coordenadora do bloco desde 2000, Giovana Ferreira Bencke, 42 anos, ressalta que uma comunidade sempre tem mais vida quando ocorrem movimentações culturais, e como Linha Marechal Floriano não possui mais escolas, o bloco de Carnaval e o grupo de danças folclóricas alemãs Grüner Jäger Volkstanzgruppe são oportunidades de integração. “Além de importante para momentos de diversão, desenvolvimento e aprendizado na área artística e cultural, movimenta economicamente a localidade e auxilia a manter ativa”, explica a servidora pública da Prefeitura.
Bencke destaca que nos últimos anos o Carnaval Infantil teve uma mudança significativa, quando pequenas festas se transformaram em grandes e bem elaborados eventos, pensados e executados para crianças. “Muita dança sem deixar as tradicionais marchinhas, fantasias bem enfeitadas e elaboradas especialmente para as festas e lindíssimas apresentações artísticas.”
Como coordenadora, Giovana relata a emoção de a cada ano presenciar a superação, empenho e a evolução das meninas candidatas ao concurso que elege rainha e princesas e que abre o calendário de eventos dos blocos associados. Outro momento marcante foi a participação da filha Valentina, que se consagrou rainha em 2022, um ano desafiador para a realização do evento pós-pandemia. Nos últimos três anos, o bloco conquistou o título de rainha com a sua candidata e também de melhor torcida. “Algo inédito nesses 40 anos de existência. Isso mostra nosso preparo, dedicação e entrega ao Carnaval Infantil.” O Carnaval Infantil de Venâncio Aires é uma movimentação cultural única na região e no Rio Grande do Sul. “Me sinto orgulhosa de escrever meu nome na história do Carnaval Infantil. Saber que pude contribuir para a permanência e pela evolução é muito gratificante”, completa Giovana.
Fantasias
Para as fantasias do bloco, ele salienta que são escolhidos temas que representam e fazem o gosto da candidata escolhida para representar o bloco. A coordenadora Giovana Bencke, esposa de Jairo, é responsável por pesquisar e concretizar as roupas das candidatas do bloco para a corte municipal do Carnaval Infantil do Interior, uma dedicação de meses. Entre os temas já representados pelo bloco estão palhaços, piratas, Harry Potter, frida da Alemanha, Michael Jackson, entre outros. “Bordo a fantasia também, desde 2004. Aprendi sozinha, não sabia pegar uma linha e agulha na mão. Jairo me mostrou uma vez como passar a linha entre a lantejoula e a miçanga e dali em diante não parei mais”, completa Giovana.
Além das programações envolvendo os dias de Carnaval, o bloco participa de programações artísticas, incluindo competições de dança e as crianças são levadas para as escolas onde estudam para falar sobre o Carnaval Infantil para as famílias que não conhecem. O bloco Os Noventinhas promove também a Noite Cultural, com apresentações dos integrantes com dança, canto, declamações e encenações. Para estes encontros, o coordenador destaca o envolvimento das famílias, inclusive com a doação de ingredientes, preparo de lanches e na mão de obra das atividades.
“Faço parte do Carnaval como folião desde pequeno e tenho muito orgulho desta caminhada, trabalho voluntário e ver que as crianças de hoje são filhos de antigos integrantes. O bloco representa integração, união e alegria. É o momento de esquecer que somos ‘grandes’ e voltar a brincar com a ingenuidade e leveza das crianças.”
JAIRO BENCKE
Coordenador do bloco Os Noventinhas
História: no bloco adulto da localidade, a inspiração para criar o infantil
Artur Parckert, 53 anos, é um dos fundadores do bloco Os Noventinhas. Ele conta que sempre foi muito festeiro e agitado. “Quando tinha qualquer comemoração tudo virava festa. Jogos de futebol, festas de quermesse, festas de damas e cavalheiros, e quando não tinha isso, nos reuníamos no antigo Salão Stamm para jogar sinuca. Mas aí veio a adolescência e aquilo tudo já era pouco”, afirma ele, que reside em Fortaleza, no Ceará, desde 2006 e também empreende no local. Ele lembra que o Carnaval na localidade começou no Salão Stamm, com o bloco adulto Beija Flor e depois teve o bloco infantil com o mesmo nome. Com a venda do salão estes blocos foram extintos, e anos depois, surgiu o Geração 90 em 1989, quase 1990; e em 1995 Os Noventinhas. O nome do bloco infantil inclusive faz referência ao bloco adulto, em função da década de 90, quando foram fundados ambos os grupos. Parckert lembra que no início os novos blocos ainda nem tinham nome e já começavam o agito nos Carnavais. Passaram de porta em porta para convocar novos integrantes para Os Noventinhas e para o Geração 90.
Jairo Bencke lembra também que os integrantes do bloco adulto Geração 90 sempre foram os responsáveis pelo bloco infantil Os Noventinhas. O baile adulto era realizado na sexta-feira de Carnaval e a festa infantil no sábado à tarde, por isso se aproveitava o mesmo som e até as sobras de bebidas e lanches da cozinha. “Era uma coisa só, pais e filhos faziam as festas juntos, mas separados.” Ele menciona também que no começo da história do bloco infantil não se tinham as fantasias hoje feitas anualmente, e por isso o ‘uniforme’ era uma camiseta branca e bermuda, para todos ficarem iguais.
- Entre as memórias colecionadas nestes anos de Carnaval do bloco Os Noventinhas, Giovana menciona uma lembrança da maioria dos antigos integrantes que lembram das viagens de caminhão aberto até os locais dos eventos. Uma atividade que se manteve até meados de 2008 e depois foi substituída por ônibus e vans.
Ficha técnica
• Bloco: Os Noventinhas, de Linha Marechal Floriano
• Fundação: 1995
• Participação: 43 integrantes
• Cores: Vermelho, preto e dourado
• Fundadores: Artur Parckert e Décio Roehsler (em memória)
• Local: Sede da Comunidade Evangélica de Linha Marechal Floriano
• Coordenadores: Jairo e Giovana Bencke
40 anos
Em 2025 o Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires completa 40 anos de história. Neste ano será eleita a 40ª corte, sempre formada por meninas de 8 a 12 anos. A exceção foi o ano de 2021, sem a realização de evento e escolha de corte em virtude da pandemia de Covid-19.
A Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), informalmente, existe desde 1985, mas foi fundada oficialmente dia 10 de novembro de 2013. No entanto, alguns blocos e bloquinhos de Carnaval deram início a sua história em anos anteriores a 1985. O próximo bloco a ter a sua história contada nas páginas da Folha será a Turma da Folia, de Linha Cecília. O conteúdo será publicado na edição do sábado, dia 25.