
Com vistas à apresentação agendada para o dia 25 de março, na Travessa São Sebastião Mártir, no Centro de Venâncio Aires, a organização do espetáculo Paixão de Cristo Messias da Paz lança hoje, 11, a peça, na igreja Batista da Paz, na esquina entre as ruas Reynaldo Schmaedecke e Júlio de Castilhos, às 19h30min. Será um primeiro encontro com os atores interessados, que também farão a inscrição na oportunidade. A realização é do Teatro Social do Tio Tony, de Teutônia, com a SH Produtora, de Saul Zart, que contam com recursos da Lei Rouanet, do Governo Federal.
Como explica o produtor cultural Antônio Lopes, que lidera o teatro social, a produção procura por voluntários que desejam integrar o elenco. A maior demanda é por homens adultos, em virtude dos personagens que constam na história. “Todos que comparecerem farão parte. De acordo com o perfil e o biotipo da pessoa vai ser o personagem que vai receber”, detalha.
Além disso, um dos diferenciais da peça é que não é necessário que as falas sejam decoradas. “Nós somos pioneiros em fazer o espetáculo todo ele produzido antecipadamente. Todo ele é gravado por vozes de atores profissionais com as vozes adequadas aos personagens. E depois os nossos atores aqui estarão fazendo um trabalho em cima dessa dessa gravação. É um trabalho de dublagem”, afirma. Lopes estima que sejam necessários, pelo menos, 40 atores para interpretar a peça.
Ela foi escrita integralmente pelo produtor cultural em 1999 e, desde então, é apresentada em diversos municípios da região, inclusive Venâncio Aires. A última vez foi em 2018. O enredo conta os últimos momentos de Jesus Cristo, como passagem no deserto, milagres, crucificação e ressuscitação. A duração aproximada é de 1h15min.