Não há quem não conheça ou já não tenha ouvido falar do professor Juca. Depois de passar cinco décadas anotando em cadernos seus pensamentos e de outros autores, ele reservou a sexta-feira, 23, durante a 20ª Feira do Livro de Venâncio Aires, para lançar a primeira obra literária: ‘Doses homeopáticas de otimismo’.
José Valmor Borgmann, 75 anos, foi professor de Português e Literatura no município, onde lecionou nas três redes de ensino: municipal, estadual e particular. Atualmente, dedica seu tempo à leitura e para curtir a família.
Animado, minutos antes de lançar o livro conversou com a reportagem da Folha do Mate e destacou: “Meus pensamentos vão ser percebidos porque são jocosos”. Entre risos, brincou dizendo que todo homem precisa fazer três coisas ao longo da vida: ter um filho, plantar uma árvore e lançar um livro.
Entre os autores com pensamentos transcritos na obra estão, segundo Borgmann, o maior deles que é Jesus Cristo, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Rui Barbosa, Machado de Assis, Og Mandido, entrou outros. Ao todo são 39 autores que integram a publicação que 103 páginas e foi editada pela Lupagraf, de Santa Cruz do Sul.
“Eu sou um leitor voraz.”
JOSÉ VALMOR BORGMANN – Escritor
COMERCIALIZAÇÃO
A obra ‘Doses homeopáticas de otimismo’ é comercializada na Castelo Livraria e diretamente com o escritor, ao preço de R$ 25.